A Mercedes pretende usar células de bateria inovadoras com ânodos de silício no futuro. Os materiais para esse projeto serão fornecidos pela especialista californiana Sila, como a Mercedes agora anuncia de forma oficial. 

A partir de meados da década, a química de ânodo de silício deve ser usada em baterias, que estarão disponíveis como opcional para o programado Mercedes Classe G elétrico pela primeira vez. O modelo apresentado como um estudo no Salão de Munique no outono de 2021 provavelmente será chamado de Mercedes EQG. Com as células ricas em silício, o portfólio de baterias da Mercedes será complementado por outra química celular, de acordo com a empresa com sede em Stuttgart.

"Ambas as empresas pretendem equipar uma versão de maior alcance do G-Class elétrico com a nova opção de tecnologia para baterias até meados da década." (Mercedes)

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O material de ânodo de silício foi projetado para aumentar a densidade energética sem comprometer a segurança ou outros parâmetros de desempenho. Em comparação com as células convencionais atuais em um formato comparável, a tecnologia de Sila permite uma densidade energética 20 a 40% maior a mais de 800 watts por litro no nível das células. Até 2031, a Sila ainda almeja densidades energéticas de mais de 1.400 Wh/litro, de acordo com as informações no site.

A Sila fabricará os materiais de ânodo em sua nova fábrica no estado de Washington, que está programada para começar a produção em meados de 2024. O material produzido lá deve ser suficiente para baterias de 10 GWh com ânodos de silício puros, ou para baterias de 50 GWh com ânodos híbridos (feitos de grafite e silício), como Sila anunciou recentemente. A Mercedes é o primeiro cliente automotivo conhecido publicamente da fábrica.

Mercedes coopera com a especialista em baterias de silício Sila

Membro do Conselho de Desenvolvimento da Mercedes Schäfer (à esquerda) com o CEO da Sila, Gene Berdichevsky.

A Sila foi fundada em 2011; Ânodos ricos em silício são a especialidade da empresa. A empresa forneceu detalhes em um white paper. A Mercedes investiu na empresa em 2019. A cooperação agora anunciada é o próximo passo da parceria.

Além das inovações científicas, Sila também avançou na produção dos materiais desde 2019, segundo o membro do Conselho de Desenvolvimento da Mercedes, Markus Schäfer.

"Alcançar uma densidade de energia tão alta é verdadeiramente inovador e nos permite pensar em direções completamente novas no desenvolvimento de futuros carros elétricos", diz Schäfer.