Anunciado há algum tempo, o futuro SUV elétrico da Honda desenvolvido em parceria com a GM que será chamado Honda Prologue teve a primeira imagem divulgada na forma de teaser. 

Descrito como um SUV pronto para o off-road capaz de atender ao uso diário e as escapadas de fim de semana, o Prologue 2024 é o primeiro modelo da Honda projetado com uso da tecnologia de visualização de realidade virtual. O veículo foi projetado no Honda Design Studio em Los Angeles em colaboração com uma equipe da Honda no Japão.

A Honda afirma que o Prologue possui uma longa distância entre-eixos, balanços curtos e uma "postura forte equipada com um pneu capaz". A montadora acrescenta que a dianteira do SUV elétrico é inspirada na do Honda e, embora isso não fique óbvio logo de cara. 

Galeria: Honda Prologue Teaser

De acordo com a montadora, o visual externo limpo e moderno do Prologue ficará confortável no mesmo showroom dos SUVs atuais da Honda. Como se espera ao trabalhar em um veículo elétrico, a equipe de design se concentrou em aerodinâmica, adotando uma direção superficial simples para o carroceria e menos linhas para melhorar o alcance e reduzir o ruído da cabine.

"Como líder de projeto para o design externo do Honda Prologue, foi muito emocionante trabalhar com uma equipe jovem de designers com novas capacidades para criar um SUV com linhas limpas e simples e uma forte influência de nossos modelos elétricos globais, incluindo o Honda e. Equilibramos isso com um visual neo-robusto que você vê em nossa formação atual para garantir que o Prologue represente um verdadeiro Honda EV."

Jiro Ikeda, Chefe de Design Externo

Infelizmente, a Honda ainda não está pronta para revelar mais detalhes sobre seu primeiro veículo elétrico em massa dos EUA co-desenvolvido com a GM, então não sabemos se é um SUV compacto ou médio. Também teremos que esperar um pouco mais por detalhes do trem de força e estimativas de autônomo. 

Sabemos que o Prologue 2024 usará as baterias Ultium da GM, por isso, se ele tiver um pacote de 100 kWh como o Cadillac Lyriq, podemos esperar por um alcance de cerca de 482 quilômetros. Tentamos conseguir mais informações sobre o Prologue de um porta-voz da empresa, mas tudo o que conseguimos foi que o veículo elétrico foi "projetado para combinar com a funcionalidade de outros SUVs Honda com muito espaço de carga flexível, desempenho e funcionalidade para atender às altas expectativas de nossos clientes."

Honda - concessionária

Junto com o teaser, Mamadou Diallo, vice-presidente de vendas da Honda Motor Auto, compartilhou novas informações sobre o futuro eletrificado da montadora na América do Norte em conferência de imprensa que o time do InsideEVs Estados Unidos participou na semana passada.

Ele disse que após o início das vendas do Honda Prologue em 2024, a empresa iniciará a produção e venda de modelos baseados em sua própria plataforma Honda e:Architecture dedicada aos veículos elétricos a partir de 2026. Então, a partir de 2027, a Honda planeja iniciar a produção e vendas de uma nova série de veículos elétricos acessíveis, baseada em uma nova arquitetura desenvolvida em parceria com a GM.

Nestas três fases, a marca Honda planeja vender 60.000 veículos elétricos em 2024 (menos 10.000 unidades do Prologue), 300.000 veículos elétricos em 2026 e quase 500.000 na América do Norte até 2030. Curiosamente, essas estimativas não incluem veículos da marca Acura e fazem parte de uma meta mais ampla de introduzir 30 novos carros elétricos globalmente até 2030, com um volume anual de 2 milhões de unidades.

Sobre o local de produção do Prologue e sua contrapartida Acura, Diallo disse que "neste momento não divulgamos isso". As fábricas da GM seriam escolhas lógicas, dado que ambos os veículos elétricos são construídos na plataforma Ultium.

O executivo disse que a Honda está trabalhando em estreita colaboração com seus revendedores para ajudá-los a se preparar para os clientes de carros elétricos. A montadora fornecerá orientações sobre o número e o tipo de estações de carregamento que os revendedores serão obrigados a instalar com base no volume de vendas esperado e nos tipos de ferramentas e equipamentos necessários para atender os veículos elétricos Honda.