A Volkswagen e a Mahindra anunciam oficialmente um novo acordo que se concentrará em futuras parcerias para carros elétricos. O documento que aguarda os trâmites legais e burocráticos prevê que a montadora com sede em Wolfsburg fornecerá ao fabricante indiano componentes elétricos da plataforma MEB.

As montadoras estimam que as negociações estarão concluídas e com as questões legais resolvidos até o final deste ano, quando todos os detalhes devem ser divulgados. O objetivo da nova parceria é eletrificar a Índia, um dos mercados automotivos que mais cresce e mais importantes do mundo, o que o torna um elemento-chave na descarbonização global do planeta.

Galeria: Volkswagen plataforma MEB

Não há mais detalhes disponíveis no momento, mas a Volkswagen ressalta que a arquitetura MEB é altamente flexível e permite que outras empresas construam veículos elétricos de forma relativamente rápida e eficiente em termos de investimentos. Vale lembrar que a Volkswagen também tem um acordo com a Ford para fornecer a plataforma MEB para dois veículos elétricos confirmados pela marca do oval azul para os próximos anos.

"A Mahindra é pioneira no espaço de mobilidade elétrica na Índia e uma grande parceira para nossa plataforma elétrica MEB", disse Thomas Schmall, CEO da divisão de componentes da VAG. "Juntamente com a Mahindra, queremos contribuir significativamente para a eletrificação da Índia, um enorme mercado automotivo com enorme potencial de crescimento e alta relevância para a proteção climática."

O mercado indiano é atualmente dominado por veículos movidos a combustão, que respondem por uma grande parte das cerca de três milhões de vendas anuais de carros novos. A partir de 2035, em linha com o que a Europa quer alcançar, a Índia quer ter apenas veículos de emissão zero à venda, o que significa que o segmento de automóveis elétricos de passageiros deve crescer significativamente nos próximos 10 anos. Até o final desta década, especialistas do setor prevêem que mais da metade de todos os carros novos vendidos no país serão totalmente elétricos.