Uma das razões pelas quais a GM projetou as baterias para seus carros elétricos mais recentes como pacotes de camada dupla (que podem ser trocados de conexão em série para paralelo) pode ter sido carregar ambas as metades ao mesmo tempo com dois carregadores separados.

Tal bateria já está em uso no GMC Hummer EV, mas similares também alimentarão os próximos GMC Sierra EV e Chevrolet Silverado EV. Agora, a gigante automotiva solicitou recentemente um registro de patente de portas de carregamento duplas para seus veículos elétricos.

carregador dual da gm

Mas, além de carregar os dois lados do pacote de forma independente, e, portanto, teoricamente reduzir os tempos de carga significativamente, a GM também apresenta casos adicionais de uso para as portas duplas, como carregar outro veículo elétrico enquanto a porta dupla está servindo como alimentação - isso seria útil quando há apenas um carregador, e o GM elétrico forneceria uma porta para um outro carro elétrico carregar. 

gm-carregador carros eletricos

Várias outras situações também foram mencionadas, como ter uma porta carregando a bateria, enquanto a outra teria ferramentas e equipamentos que você poderia conectar ao veículo. Com base no que coletamos lendo o pedido de patente, parece que a GM está procurando fazer uma porta com capacidade de carregamento rápido, de até 350 kW, enquanto a outra carregará o veículo a taxas mais lentas de até 22 kW.

Galeria: Fábrica Zero GM

Isso não seria algo fora do comum, porém, já que já há um veículo em produção hoje, o Porsche Taycan, que tem duas portas de carregamento das quais apenas uma é habilitada para carregamento rápido. O pedido de patente da GM mostra que, para sua solução de porta dupla, você teria que pagar para ter a segunda porta atualizada para 800 volts, presumivelmente com o objetivo de carregar ambos os lados da bateria a taxas rápidas.

O que diferencia essa solução de porta dupla da usada no Porsche Taycan é que, ao contrário do Porsche, que tem as portas de cada lado, a abordagem da GM é tê-las do mesmo lado, uma junto da outra. Isso decorre do fato de que no Taycan elas não foram projetados para serem usados ao mesmo tempo, o que seria o grande diferencial da GM.