A aguardada perua elétrica da Volkswagen poderá se chamar ID.7 Tourer. O veículo elétrico baseado na plataforma MEB que é a versão familiar do sedã Aero B (ainda em testes) teve o nome registrado recentemente pela marca alemã no Escritório de Patentes da Europa. 

Na prática, estamos falando das aguardadas versões de produção dos conceitos Volkswagen ID.Vizzion (sedã) e ID.Space Vizzion (perua), que foram apresentados em 2018 e 2019, respectivamente. Quando chegarem ao mercado, eles serão os modelos VW ID.7 e ID.7 Tourer. 

Galeria: Volkswagen ID. Space Vizzion In LA

O nome ID.7 Tourer foi identificado com o número 018703388 e data de inscrição de 17 de maio de 2022. Já sabemos que a Volkswagen registrou todos os nomes entre ID.1 e ID.9 para reservar os nomes dos seus futuros carros elétricos. 

Até o momento a Volkswagen já utilizou os nomes ID.3, ID.4 e ID.5 e ID.6, sendo que até o momento apenas o ID. Buzz não adotou o padrão numérico. No caso do ID.7 e ID.7 Tourer, podemos dizer que se tratam das versões elétricas para o Passat e Passat Variant. 

Flagra - Sedã elétrico Volkswagen Aero B
Flagra - Sedã elétrico Volkswagen Aero B
VW ID. Vizzion
Volkswagen ID. Vizzion - conceito

Os dois modelos baseados na plataforma MEB (Modular Electric Drive Matrix) serão produzidos na fábrica de Emden, Alemanha, que nos últimos dias iniciou a produção do SUV elétrico ID.4. O sedã está previsto para chegar ao mercado em 2023, seguido pela versão perua em 2024. 

A Volkswagen ainda não divulgou muitos detalhes sobre a dupla, mas já sabemos que no caso do sedã a autonomia das baterias será de até 700 km, a maior entre todos os carros elétricos da montadora alemã até o momento. A capacidade da bateria não foi revelada, mas pelos números julgamos que será acima de 100 kWh.

E falando do visual, ele não deve ser tão arrojado como o que foi visto nos conceitos, ficando mais alinhado com os modelos já existentes da família ID. Uma prévia pode ser vista nos flagras do Volkswagen Aero B, que você pode conferir nas fotos logo acima.

Volkswagen ID. Space Vizzion: especificações

  • alcance de até 590 km WLTP ou 483 km EPA
  • Bateria de 82 kWh (77 kWh úteis)
  • 0-100 km/h em 5.4 segundos
  • tração integral (haverá também opção de tração traseira)
  • potência do sistema de até 250 kW (com motor traseiro de 205 kW e motor dianteiro de 75 kW)
  • coeficiente de arrasto de 0,24
  • base na plataforma MEB