Com o objetivo de acelerar o processo de desenvolvimento de baterias para veículos elétricos, a BMW se prepara para inaugurar o seu Centro de Competência de Fabricação de Células (Cell Manufacturing Competence Center - CMCC)  no segundo semestre.

Localizado em uma área de 15.000 metros quadrados em Parsdorf, próximo de Munique, na Alemanha, o centro de competência da BMW irá demonstrar a viabilidade industrial de futuras gerações de células de bateria de alto desempenho.

Galeria: Produção do BMW i4

No local haverá uma linha de montagem piloto que permitirá analisar e compreender plenamente os processos de criação de valor da célula. Isso possibilitará que futuros fornecedores produzam células de acordo com as próprias especificações do BMW Group e, assim, otimizem ainda mais a produção de células de bateria com relação à qualidade, produção e custos.

"O Centro de Competência de Fabricação de Células em Parsdorf é o próximo passo lógico para entrar em todos os aspectos da cadeia de valor da célula de bateria. Após a implementação bem-sucedida do Battery Cell Competence Center (Centro de Competência de Células de Bateria - BCCC), agora estamos focando nos processos de produção. Estamos validando a capacidade de fabricação de células de bateria de íons de lítio para produção padrão em larga escala, com relação à qualidade, eficiência e custos", diz Markus Fallböhmer, Head de Motores de Linha de Produção de E-Drives do BMW Group.

Galeria: BMW - centro produção baterias

Segundo o comunicado oficial, o investimento na fase inicial de desenvolvimento do Centro de Competência de Fabricação de Células totaliza cerca de 170 milhões de euros. O projeto conta com o apoio do governo alemão no âmbito do processo de financiamento europeu IPCEI (Projetos Importantes de Interesse Comum Europeu) e contará com 80 colaboradores. 

Em Parsdorf, o trabalho também focará em inovadores processos e sistemas de produção que podem ser usados na produção padrão. O BMW Group produzirá amostras de células de bateria neste local para a próxima geração de tecnologia de baterias para uso na Neue Klasse.

A Neue Klasse é a nova arquitetura para carros elétricos da marca alemã que chegará ao mercado em 2025 prometendo um salto em termos de tecnologia para sistemas de propulsão elétrica.

O objetivo é aumentar significativamente a densidade de energia da próxima geração de células de íons de lítio e, ao mesmo tempo, reduzir os custos dos materiais e da produção - a BMW fala em redução de 30% no custo da bateria em poucos anos. 

Fonte: BMW