Estudos e pesquisas, mesmo com base em muitos dados, não necessariamente pintam um quadro do que está acontecendo no mundo real e/ou na maioria das situações. No entanto, é interessante olhar para os detalhes, ponderá-los um pouco, e depois começar uma análise.

Dito isto, um novo estudo realizado pela Cambridge Mobile Telematics (CMT), que é um dos maiores provedores de serviços de telemática do setor, sugeriu algumas tendências muito convincentes relacionadas aos motoristas de carros elétricos. 

Tesla Model Y e Model 3

Talvez ainda mais interessante seja o fato de que a CMT trouxe o palestrante Ryan McMahon para apresentar o tema "Electric Drivers: Changes in Driver Behavior" em um evento recente do IIHS/HLDI. O evento – Insurance Institute for Highway Safety Charging Into an Electrified Future Conference - foi realizado no início desta semana.

O estudo da CMT analisou os riscos de condução relacionados aos veículos híbridos e elétricos em comparação com os modelos tradicionais. Mais especificamente, tentou entender a comparação de risco entre esses veículos com uma série de variáveis envolvidas, como "fadiga do motorista, alcance do veículo, condução distraída e excesso de velocidade".

Nuova Porsche 718 Cayman GT4 2019

Os resultados da pesquisa sugerem que os motoristas de carros elétricos têm maiores riscos associados à aceleração, em cerca de 180 a 340% quando dirigem carros movidos a gasolina. No entanto, ao mesmo tempo, a pesquisa mostrou que os motoristas de carros elétricos da Tesla eram 50% menos propensos a se envolver em um acidente do que quando dirigiam outro carro.

Ryan McMahon, vice-presidente de estratégia da CMT, compartilhou:

"Esses achados incluem uma análise dos motoristas da Tesla que também dirigem outro veículo. Esses motoristas têm quase 50% menos chances de colidir enquanto dirigem seu Tesla do que qualquer outro veículo que operam."

Você acha que talvez eles queiram preservar seu Tesla e estão preocupados em mantê-lo em boas condições, então eles têm um carro velho para dirigir imprudentemente? Talvez tenham paciência para preservar a autonomia no Tesla? O fato de que o Tesla poderia ser um carro mais novo com mais sistemas de segurança entra em questão? Os dados ficam potencialmente distorcidos pela quantidade de quilômetros rodados do tipo de condução?