Sob o apropriado título "O Inesperado", a Peugeot anuncia um novo 408. O novo modelo pretende combinar características de um SUV e um fastback de forma original, de acordo com a marca francesa. O novo Peugeot 408 é um veículo global e será apresentado no final de junho de 2022.

De acordo com nossos colegas franceses do Motor1.com, o novo modelo será baseado na conhecida plataforma EMP2, na qual o novo Opel Astra e o próximo Peugeot 308 também estão baseados. Os nosso time francês também aposta que o protótipo Peugeot recentemente flagrado não é um novo 4008 como se acreditava anteriormente, mas o novo 408:

Galeria: Flagra - Peugeot 4008

Na verdade, as imagens mostram um mistura de estilos entre SUV e hatchback. Com base no protótipo, os nossos colegas do Motor1 já fizeram uma projeção:

Renderização Peugeot 4008

O novo Peugeot 308 também é oferecido como carro elétrico, assim como o Opel Astra. Ambos os veículos serão lançados em 2023, e as variantes perua também chegarão ao mercado. Esses carros elétricos já estavam incluídos no cronograma de lançamentos do Grupo, anunciado em fevereiro:

2022-2023 Stellantis hybrid and EV product roadmap

Na linha Peugeot está um SUV com propulsão híbrida plug-in – presumivelmente este é o 408. É provável que uma versão elétrica venha na sequência, mas provavelmente não até 2024. Então teremos um e-408. Isso também é corroborado pelo fato de que a imagem do teaser do 408 mostra a grade frontal com colunas azuis: no 208 elas são a marca registrada da versão elétrica (mesmo que estejam posicionadas horizontalmente).

Com a Opel e a Peugeot, já são duas marcas que anunciaram novos carros EMP2, com a Peugeot mesmo trazendo dois modelos, o 308 e o 408. A DS já anunciou um DS 4 há algum tempo, que, no entanto, não deve ser baseado na EMP2, mas na STLA Medium.

A Citroën e Fiat ainda estão 'quietas'. Não seria uma surpresa se essas marcas Stellantis também lançassem modelos semelhantes em um futuro próximo. Especialmente porque o cronograma da Stellantis mostra dois novos modelos Citroën elétricos e um novo Fiat elétrico. Assim, a Citroën poderia ter dois lançamentos similares aos dois novos carros compactos da Peugeot. O nome C4 já foi usado, mas um C4 X seria uma opção. Ele poderia se basear na carroceria do futuro Peugeot 408 e do C5 X.