A Stellantis e a divisão europeia da Toyota anunciaram hoje a expansão de sua parceria para o desenvolvimento de uma nova van comercial de grande porte, incluindo uma versão elétrica a bateria. O novo veículo marca o terceiro tipo de carroceria sob o acordo, completando a linha de utilitários com opções compacta, média e agora também de grande porte.

Pelo acordo, a Stellantis fornecerá à montadora japonesa o novo furgão elétrico para o mercado europeu sob a marca Toyota. O novo veículo será produzido nas fábricas da Stellantis em Gliwice, Polônia, e Atessa, Itália. Planejada para meados de 2024, a nova van marca a entrada no segmento de veículos comerciais de grande porte:

“Com este terceiro compromisso bem-sucedido, a Stellantis está demonstrando ainda mais sua experiência no segmento de veículos comerciais e no desenvolvimento de tecnologia de bateria elétrica destinada a atender a uma ampla gama de necessidades. Este acordo fortalece nossa liderança na UE30 para LCVs e veículos de baixa emissão e nos coloca um passo mais perto de alcançar nosso objetivo Dare Forward 2030 de nos tornarmos o líder global indiscutível de veículos comerciais leves, em termos de tecnologia, fabricação, participação de mercado e lucratividade”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. 

Galeria: Fiat E-Ducato

Essa parceria entre as duas empresas teve início em 2012 com o veículo utilitário da Toyota produzido na fábrica da Stellantis em Hordain na França, seguido em 2019 por novo modelo veículo comercial compacto, produzido na fábrica da Stellantis em Vigo, Espanha.

O segmento de veículos comerciais leves na Europa é responsável por uma parcela significativa das vendas globais de veículos novos no continente. Apesar de uma forte queda durante o primeiro trimestre de 2022 (-18,1%), os emplacamentos de veículos comerciais na UE totalizaram 411.097 unidades nesse período. Número apurado de acordo com os dados fornecidos pela Associação Europeia dos Fabricantes de Automóveis.