Foi revelado o modelo que será o carro elétrico mais acessível da BMW. Estamos falando do novíssimo BMW iX1 2023, a versão movida a bateria do novo X1 de terceira geração. Chamado de BMW iX1 xDrive 30, o SUV elétrico possui dois motores elétricos que podem entregar até 313 cv de potência e 50,3 kgfm de torque e com autonomia estimada de até 438 km.
O novo veículo elétrico de entrada da marca acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos até a velocidade máxima de 180 km/h. A BMW adianta que as especificações podem estar sujeitas a alterações antes que o veículo entre em produção no final do ano.
A tecnologia BMW eDrive de quinta geração também inclui tecnologia de carregamento e a bateria de alta tensão, que está localizada na parte inferior do veículo e possui 64,7 kWh efetivos. A alta densidade energética da bateria de 152 Wh/kg cujo consumo combinado pelo ciclo WLTP é entre 18,4 e 17,3 kWh por 100 quilômetros, permitem um alcance de 413 a 438 quilômetros.
O carregamento do BMW iX1 xDrive30 pode ser feito em corrente alternada com uma saída de até 11 kW. Opcionalmente, é possível fazer um carregamento de corrente alternada trifásica em até 22 kW. Assim, a bateria pode ser carregada de zero a 100% de sua capacidade em 6 horas e 30 minutos (de série) ou 3 horas e 45 minutos (opcional).
A corrente direta permite recarga com até 130 kW, para que a entrega de energia possa ser feita de 10 a 80% de sua capacidade em 29 minutos. Nessa condição, uma estação de carregamento rápida garante em apenas 10 minutos aumentar o alcance em 120 quilômetros.
Em termos de design, o novo BMW iX1 (e o X1 em que se baseia) apresentam a linguagem de design mais recente da BMW, com faróis que contornam de forma acentuada os cantos da parte dianteira, enquanto que visto de lado parece bem elevado, sendo um dos destaques do visual. Na parte traseira o destaque fica por conta do conjunto de lanternas estreitas e ousadas que dão ao SUV um porte bastante imponente e estiloso.
Por dentro parece praticamente idêntico ao BMW Série 2 Active Tourer, que é o primeiro modelo da montadora bávara a não contar com um controle físico para o sistema de informação e entretenimento. Ele tem, portanto, a mesma configuração de tela curva dupla, apoio de braço central flutuante e volante esportivo padrão, embora pareça que o X1 conte com o ótimo head-up display que projeta as principais informações de condução no para-brisas.
Você poderá diferenciar o BMW iX1 de outros modelos que ainda queimam combustível pelo agora familiar acabamento azul que a BMW coloca em todos os seus veículos elétricos e as rodas também são exclusivas da variante elétrica. A porta de carregamento fica no mesmo lugar que o bocal de abastecimento dos modelos a combustão, então se você ver um com uma porta pequena no lado esquerdo dianteiro do veículo, então saberá que é um modelo híbrido plug-in, e não o carro elétrico.
A BMW ainda não divulgou tudo sobre o iX1. E mesmo que se pareça exatamente com o tipo de veículo que se sairia bem em mercados além da Europa (sendo um SUV compacto elétrico ou eletrificado com um emblema de marca premium), o modelo não deve chegar aos Estados Unidos tão cedo.
No entanto, o SUV elétrico de entrada deve sim vir ao Brasil mais adiante, até porque a BMW tem se esforçado para manter o portfólio de veículos elétricos e híbridos plug-in atualizado por aqui, ou seja, em linha com o que está sendo oferecido na Europa.
Em termos de carros elétricos, a BMW já confirmou para breve o lançamento do sedã i4 e mais adiante o BMW iX3. E falando sobre o iX1 ser o SUV elétrico mais acessível da marca alemã, ele será posicionado abaixo do iX3, que custa 67.300 euros na Alemanha, ou R$ 344.300 em uma conversão direta.
O BMW iX1 custará a partir de 55.000 euros (R$ 281.500) na Europa e ocupará o lugar do atual BMW i3 (que sairá de linha em breve) como o veículo elétrico mais acessível da marca.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW iX3 é revelado por completo via imagens de patentes
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
BMW, Ford e Honda: joint venture e software para otimizar as recargas
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Teste BMW iX2 xDrive30: SUV cupê elétrico ousa no visual e cativa ao volante
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
BMW anuncia lançamento de seu primeiro carro a hidrogênio para 2028