O Mercedes-Benz EQXX Concept é uma janela para o futuro dos veículos elétricos da marca, o que parece ser muito promissor a julgar pelo que este carro elétrico altamente aerodinâmico conseguiu até agora em termos de eficiência. 

Em meados de abril, o EQXX provou sua força ao cobrir impressionantes 1.008 quilômetros com uma carga total de bateria, rodando de Sindelfingen, Alemanha, para Cassis, França.

Vale destacar que isso não foi um exercício de hipermiling (técnica de dirigir poupando o máximo possível de energia/combustível), pois o sedã elétrico viajava a velocidades de cruzeiro, cobrindo a distância em 11 horas e 32 minutos a uma velocidade média de 87,4 km/h. A rota incluiu cruzeiros prolongados em velocidades de até 140 km/h na Autobahn alemã e perto do limite de velocidade em outras regiões.

Notavelmente, o EQXX alcançou uma média de 8,7 kWh/100km durante a viagem, provando sua eficiência excepcional. Para descobrir como isso foi possível, o ex-campeão de Fórmula 1 Nico Rosberg conseguiu passar algum tempo com o carro conceito que a montadora chama de "o Mercedes-Benz mais eficiente já construído".

O vídeo de Rosberg começa com uma apresentação de design do EQXX, com a ex-estrela da F-1 virando influenciadora do YouTube fazendo um ótimo trabalho explicando o desempenho aerodinâmico do veículo.

A aerodinâmica é, naturalmente, fundamental para a eficiência do EQXX, com o veículo ostentando um coeficiente de arrasto de apenas 0,17. Isso representa um avanço significativo em relação ao Mercedes-Benz EQS, que é o carro de produção mais aerodinâmico do mundo no momento com um Cd de 0,20.

Nico então fala sobre as soluções de economia de peso adotadas no EQXX, que é a bateria ultra-densa com uma capacidade utilizável de quase 100 kWh. Este pacote compacto pesa apenas 495 kg. Para manter o peso sob controle, a Mercedes-Benz chegou ao ponto de aplicar uma única camada de tinta ao EQXX.

Falando em atenção aos detalhes, o interior do veículo elétrico experimental é todo em materiais sustentáveis, com a montadora usando elementos incomuns como cogumelos cultivados em laboratório, fibra de bambu, couro artificial feito de fibras de cacto, e assim por diante.

Após completar a apresentação, Rosberg estava ansioso para ficar ao volante do EQXX, mas teve uma surpresa: a Mercedes-Benz não o deixou. Em vez disso, ele andou de carona enquanto o carro era conduzido nas estradas panorâmicas ao redor de Mônaco por Boris, um engenheiro de testes rodoviários da Mercedes-Benz. Nico aprendeu muitas coisas interessantes sobre o carro com ele, incluindo detalhes sobre o trem de força, bateria, suspensão com molas traseiras de fibra de vidro, e tela mini LED de resolução 8K, que são todas tecnologias inéditas em desenvolvimento.