A Stellantis quer lítio mais sustentável para seus carros elétricos. O Grupo, portanto, firma um acordo com a Controlled Thermal Resources (CTR), projeto mãe do The Hell's Kitchen Lithium Power, com sede no Campo Geotérmico do Mar de Salton, no Vale Imperial, Califórnia.

Do que consiste o projeto? Na recuperação do "ouro branco" das salmouras geotérmicas através do uso de energia renovável e vapor, com o objetivo de produzir lítio para baterias em um processo integrado de  ciclo fechado, eliminando a necessidade de bacias de evaporação de salmoura, minas a céu aberto e processos de processamento alimentados por combustíveis fósseis.

Compromisso de Stellantis

Sob o acordo de vinculação de dez anos, a CTR fornecerá à Stellantis até 25.000 toneladas de hidróxido de lítio por ano. No total, a empresa produzirá 300 mil toneladas por ano, incluindo carbonato de lítio. Entre os parceiros da iniciativa há também a General Motors.

Para o grupo de automóveis ítalo-francês, no entanto, este é um novo compromisso, depois daquele com a Vulcan Energy, que faz parte do plano Dare Forward 2030, que pretende vender cinco milhões de carros na torneira até 2030 e alcançar 100% de energia elétrica completa no mix na Europa e 50% na América do Norte, onde serão lançados 25 modelos elétricos. 

psa-stellantis-motores-eletricos

Além disso, a Stellantis está aumentando a capacidade planejada de produção de baterias de 140 GWh para cerca de 400 GWh. Esse crescimento será apoiado por cinco fábricas nos Continentes Antigo e Novo e contratos adicionais de fornecimento.

"Novos parâmetros"

"Na luta contra o aquecimento global, o fortalecimento da cadeia de fornecimento de veículos elétricos a bateria é absolutamente crucial para apoiar nossas ambições de eletrificação", diz Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

"Ao garantir uma oferta relevante, competitiva e de baixo carbono de lítio de vários parceiros ao redor do mundo, poderemos realizar nossos planos para a produção de veículos elétricos de forma responsável."

Rod Colwell, contrapartida da CTR, também comenta: "Este acordo de fornecimento com a Stellantis estabelece novos padrões para o setor automotivo nos Estados Unidos." O fornecimento de lítio limpo, produzido com energia a partir de um recurso renovável, ajuda a descarbonizar ainda mais a cadeia de fornecimento de acumuladores;

"Tudo isso possibilita a produção de carros de forma mais sustentável e com menor impacto ambiental. Estamos confiantes de que a relação com a Stellantis será sólida e produtiva."