Quanto tempo dura a bateria de um carro elétrico? A Renault realiza um teste de longa duração desde 2013, quando lançou o compacto Zoe. E parece que os resultados são bastante positivos de acordo com a montadora francesa. 

Segundo a Renault, mais de 99% de todas as baterias usadas no Zoe E-Tech (o atual nome oficial do modelo) desde o lançamento no mercado em 2013 ainda estão totalmente funcionais e têm pelo menos 70% da capacidade em comparação ao momento da compra. Isto se aplica a todos os tipos de bateria do hatchback compacto - desde a bateria de 22 kWh dos primeiros exemplares até a bateria atual de 52 kWh. 

A Renault oferece uma garantia de 8 anos ou 160.000 quilômetros sobre as baterias adquiridas para a Zoe E-Tech. Além disso, o fabricante francês garante um mínimo de 70% da capacidade do veículo no momento da compra durante este período ou em toda a quilometragem.

Até agora, muito poucos clientes tiveram que fazer uso desta oferta: Menos de 1% de todas as baterias do Zoe em circulação na Alemanha caíram abaixo desta marca e tiveram que ser substituídas. Isto também se aplica aos veículos cuja garantia da bateria já expirou.

A Renault utiliza apenas baterias de íons de lítio com alta potência e densidade de energia no Zoe E-Tech. Um sistema inteligente de gerenciamento de bateria mede a temperatura e a voltagem de cada célula nas unidades de armazenamento de energia ultra-moderna, garantindo que elas não superaqueçam nem fiquem muito frias durante a operação e assim percam seu desempenho. Isto protege de forma sustentável a química celular e assim cria a base para uma vida longa e sem complicação da bateria.

No raro caso de um defeito de bateria, a Renault diferencia se a bateria foi comprada junto com o veículo ou alugada separadamente, uma oferta que dura até novembro de 2020, com o preço do aluguel baseado no tempo de funcionamento e na quilometragem.

Se for uma bateria alugada, o cliente recebe uma bateria usada mas totalmente funcional com um "Estado de Saúde" (SoH) que atende às condições de garantia. Se valer a pena, a antiga unidade de armazenamento de energia é reparada e devolvida ao ciclo, seja novamente como bateria de propulsão para um veículo elétrico ou para aplicações estacionárias.

Cuidados com o modelo Renault Zoe, bateria (2019)

Este não é o caso das baterias adquiridas: Aqui a Renault sempre envia a bateria para conserto e depois a faz a reinstalação no veículo. Uma bateria só é substituída se os custos de reparo excederem o valor total da bateria.

Como regra geral, as baterias podem frequentemente ser restauradas a uma condição diária irrestrita através da substituição de módulos individuais. Isto é muito mais barato do que substituir a bateria inteira e, portanto, é particularmente importante para os clientes cujos veículos elétricos já ultrapassaram o período de garantia da bateria.

A Renault utiliza apenas novos módulos para este fim. A bateria do Zoe E-Tech consiste em doze unidades deste tipo, cada uma contendo 16 células elementares e alojadas no mesmo invólucro. 

As oficinas da Renault podem determinar facilmente o SoH das baterias com uma ferramenta de diagnóstico. No futuro, isto também será possível para os próprios proprietários de veículos elétricos através do aplicativo "MY Renault": O fabricante francês está atualmente desenvolvendo um certificado digital de bateria para carros elétricos Renault e Dacia sobre a capacidade de energia restante da bateria. Isto deve facilitar o cálculo do valor residual dos veículos, contribuir para facilitar a revenda e dar ao comprador certeza sobre o SoH de sua bateria.

Os dados para o certificado são lidos a partir do sistema de gerenciamento de baterias dos veículos. A informação sobre a relação entre a capacidade original e a capacidade atual da bateria é gerada como uma porcentagem.