A Volkswagen precisava de um ID.4 com tração nas quatro rodas não-GTX e foi exatamente isso que a marca adicionou à linha na Europa com o lançamento do novo ID.4 Pro 4Motion. Sua configuração de duplo motor tem 261 cv (contra os 299 cv da GTX) e custa a partir de 49.020 euros na Alemanha (1.400 euros a menos).

Ele é sete décimos mais lento para acelerar até 100 km/h em comparação com o GTX, com uma arrancada de 6,9 segundos. Sua velocidade máxima é a mesma dos ID.4 GTX, 180 km/h, que é mais do que a dos modelos com tração traseira, que param um 160 km/h.

Galeria: Volkswagen ID.4 First Edition

Maior capacidade de reboque

Entretanto, a versão ID.4 Pro 4Motion não foi projetada para entusiastas de carros de performance, mas sim para pessoas que podem precisar rebocar algo e que também podem estar mais inclinadas a levar o veículo para fora da estrada. É classificado para rebocar 1.400 kg, 200 kg a mais do que o ID.4 Pro RWD, e com o motor dianteiro fornecendo tração quando necessário, ele deve ser ligeiramente menos propenso a ficar preso fora da estrada.

Com esta nova versão (que não é muito mais barata que a GTX) a Volkswagen tornará o ID.4 ainda mais atraente para os compradores. O SUV elétrico vem se saindo muito bem, com 163.000 veículos entregues em todo o mundo em 2021 e um aumento esperado nesse número este ano.

O ID.4 está sendo produzido atualmente em duas fábricas na Alemanha, as unidades Zwickau e Emden da VW (através de um processo completamente neutro em carbono, de acordo com o fabricante), em Chattanooga, Tennesse (EUA) e na China através da joint venture SAIC-VW que fabrica o ID.4 X, bem como a joint venture FAW-VW que faz o ID.4 Crozz.

Ele também está disponível como VW ID.5, que tem formato SUV cupê e um teto com maior caída na parte traseira, que o deixou ligeiramente mais esportivo na personalidade em comparação com o ID.4 regular. 

Aguardado no Brasil, o Volkswagen ID.4 já foi apresentado oficialmente por aqui e tem aparecido em alguns eventos para o público, onde recentemente foi liberado para test-drive do público durante o Dia da Mobilidade Elétrica, em São Paulo (SP).

A Volkswagen ainda não confirmou a data de lançamento do SUV elétrico por aqui, mas o modelo tem sido flagrado em testes sem camuflagem em diversas ocasiões, indicando que a chegada pode estar próxima. A conferir.