A Caoa Chery divulgou seu novo plano estratégico para o Brasil, que inclui a produção de modelos híbridos-leves na fábrica de Anápolis (GO) e o mais importante: o lançamento do seu carro elétrico urbano, o Caoa Chery iCar, que desembarcará ainda em junho com preço sugerido de R$ 139.990.  

Ao mesmo tempo em que lança o carro elétrico mais barato à venda no Brasil, a nacional Caoa Chery está replicando a mesma estratégia Q Power lançada recentemente pela Chery Internacional na China. Ela se apoia em três pilares: 

  • IQ (Intelligence Quotient) que abrange modernos e inovadores motores a combustão;
  • AQ (Attitude Quotient), voltada para a economia de combustível com tecnologias híbridas; 
  • EQ (Ecological Quotient), de veículos elétricos ou movidos a outros tipos de combustíveis focados na sustentabilidade.

Segundo o comunicado oficial, o Brasil é o primeiro país além da China a aplicar esses conceitos e se destaca por ser referência mundial em energia limpa e renovável.

"Com fontes hídricas, eólicas, solares e de biomassa, o país tem o cenário ideal para o desenvolvimento de novas formas de mobilidade, mais sustentáveis e econômicas."

Com a mudança, a fabrica de Anápolis (GO), que recebeu investimentos e gerou 800 novos empregos, começa a produzir, ainda neste mês, os primeiros carros nacionais com tecnologia híbrida 48V: o Tiggo 5x PRO Hybrid e o Tiggo 7 PRO Hybrid -  a mesma propulsão estará no Arrizo 6 PRO Hybrid, que a partir de agosto desembarca em versão importada da China.  

Também em agosto será a vez da estreia do Tiggo 8 Plug-in Hybrid, o SUV com capacidade para até sete passageiros híbrido plug-in passa a ser o único modelo desse tipo a ser vendido no Brasil a contar com uma transmissão híbrida dedicada (DHT) com dois motores elétricos. 

Caoa Chery iCAR 2023 (2)
Caoa Chery iCAR 2023

iCar

Importado da China, o iCar é subcompacto 100% elétrico que atualmente é vendido como Chery eQ1 em seu país de origem. Ele pesa 1.005 kg e mede 3.200 mm de comprimento (48 cm a menos que um Kwid), 1.670mm de largura, 1.590 mm de altura com 2.150 mm de distância entre-eixos. 

Trata-se de um carro elétrico com vocação urbana que pode levar quatro ocupantes, possuindo um interior bem versátil. O banco traseiro pode ser bipartido e atrás dele fica um pequeno porta-malas com 100 litros de capacidade, mas que pode ser ampliado para 380 litros com o banco traseiro rebatido. 

Caoa Chery iCAR 2023 (5)

Para o Brasil, o pequeno carro elétrico chega com um motor de 45 kW (61 cv) de potência e 15,3 kgfm de torque máximo aliado a uma bateria de 30 kWh, suficiente para que o carrinho de tração traseira acelere de 0 a 50 km/h em apenas 6 segundos - a velocidade máxima é limitada a 100 km/h e a autonomia é de 282 km com uma carga. 

A potência de carregamento é de 7 kW em corrente alternada e até 60 kW em corrente direta. Dessa forma, uma carga completa leva 11 horas com com um carregador portátil de 3 kW, 5 horas com um carregador de parede do tipo Wallbox e 36 minutos em uma estação rápida de 50 kW.

Bem equipado, considerando o seu segmento, o Caoa Chery iCar possui volante multifuncional, sistema de informação e entretenimento com tela vertical de 10,25", carregamento de smartphone sem fio, USB, entre outras comodidades.