A Peugeot apresentou o totalmente novo 408 com o qual apresenta um novo design que fica no meio do caminho entre SUV, sedã e cupê de nome. O novo modelo chegará ao mercado inicialmente com uma versão híbrida plug-in e, posteriormente, como um modelo totalmente elétrico.

Na verdade, a Peugeot usa o nome "408" desde 2010 na China para uma versão sedã do hatchback 308. Ele também recebeu uma atualização abrangente este ano, mas não é o carro apresentado nas imagens adjacentes. De forma confusa, a nomenclatura está sendo reaproveitada na Europa para um modelo diferente. Oficialmente categorizado como fastback, o 408 destinado ao Velho Continente tem um visual não convencional semelhante ao Citroën C5 X.

Galeria: Peugeot 408 (2023)

O novo 408 é montado na última geração da plataforma EMP2 da Stellantis compartilhada com o hatchback 308, mas a Peugeot argumenta que é um produto mais sofisticado posicionado "no topo do segmento C". Diga o que quiser sobre o design, mas devemos dar crédito à montadora francesa por ousar e pensar fora da caixinha. 

Com 4.687 milímetros de comprimento, o novo modelo da marca do leão é um pouco mais longo que o tradicionalmente moldado 308 SW. Tem 1.859 mm de largura e 1.478 mm de altura, com uma generosa distância entre-eixos esticando a 2.787 mm. Essas proporções também são quase as mesmas do 308 perua. As rodas podem ser tão grandes quanto este conjunto intrincado de 20" disponível nas versões de topo.

Imagens ao vivo do Peugeot 408

Com os bancos traseiros no lugar, o porta-malas pode acomodar 536 litros ou até 1.611 litros ao rebater os bancos traseiros da versão alimentados apenas por um motor a combustão. Por causa de seu perfil mais elegante, ele não pode igualar a praticidade oferecida pelo 308, então você sacrificará parte da capacidade de bagagem para o estilo mais elaborado.

Não há muito a dizer sobre o interior de vanguarda, pois tem sido em grande parte baseado no modelo 308. Isso não é necessariamente algo ruim, já que a cabine parece ter sido tirada de um conceito e/ou de um carro de luxo. Ele recebe duas telas de 10" e o volante tipicamente pequeno da Peugeot. Um sistema de som sofisticado com 10 alto-falantes (incluindo subwoofer) foi desenvolvido ao longo de três anos especificamente para o 408.

A Peugeot inicialmente venderá o novo 408 com duas opções de propulsão híbridas plug-in. Ambos com tração dianteira, transmissão automática de oito velocidades e um motor elétrico de 109 cv (81 kW). O que os diferencia é o motor a gasolina turbinado de 1,6 litro, com 150 ou 180 cv. Com a potência do motor a combustão e do motor elétrico combinados, o menor PHEV entrega 180 cv (133 kW) e 36,7 kgfm de torque. A variante mais potente sobe a potência para 225 cv (165 kW) mantendo a mesma quantidade de torque.

Alternativamente, há uma variante de entrada com um motor a gasolina de três cilindros menor de três cilindros, oferecendo 130 cv (96 kW) e 23,4 kgfm de torque, tração dianteira e transmissão automática de oito velocidades.

Este novo Peugeot 408 está programado para chegar ao mercado no início de 2023, uma vez que a montagem terá início na fábrica Mulhouse, na França. A Peugeot também pretende vender esse modelo na China localizando a produção na fábrica de Chengdu. A versão elétrica está prevista para chegar ao mercado alguns meses após os derivados a combustão e PHEV.