Carro elétrico da Mercedes bate um novo recorde: 1.202 km sem recarregar
Mercedes Vision EQXX vai de Stuttgart a Silverstone, onde fez 11 voltas no circuito com um consumo médio de apenas 8,3 kW/100 km
Quando o Mercedes Vision EQXX estabeleceu o recorde anterior de quilometragem com uma carga, viajando da Alemanha para a Côte d'Azur por mais de 1.000 km sem parar para recarregar, ele cruzou a linha de chegada com uma autonomia restante de 140 km.
Mas desta vez o conceito da marca da estrela de três pontas fez ainda melhor, chegando a viajar 1.202 km sem a necessidade de receber elétrons. Em busca de um novo recorde, o Vision EQXX saiu de Stuttgart e foi até Silverstone, no Reino Unido, passando pela França, por Calais, e depois pelo Eurotúnel para chegar ao famoso circuito de Fórmula 1.
Galeria: Mercedes Vision EQXX - novo recorde de alcance
Diferentes desafios
Em comparação com o desafio anterior, o Vision EQXX teve que enfrentar um caminho diferente. Não se caracterizou mais pelas subidas e descidas das estradas alpinas onde trabalhou acelerador e regeneração de energia; viajou em uma pista mais plana, mas com temperaturas mais altas, que atingiram 30 graus Celsius. E com ar condicionado ligado durante as 8 horas da viagem.
Além disso, passando perto de grandes cidades como Stuttgart e Londres, ele teve que controlar a tocada em condições de tráfego mais intenso. Nessas situações, a eficiência do sistema de resfriamento desempenhou um papel primordial, permitindo que o carro seguisse sem aumentar excessivamente o consumo. Mas isso não é tudo: o Vision EQXX apresentou um Cx de apenas 0,17 e um peso de 1.750 kg durante toda a jornada.
Alimentado por um trem-de-força com uma bateria de 900 Volts de menos de 100 kWh e um motor elétrico de 245 cv, o carro chegou ao famoso circuito britânico onde o GP de Fórmula 1 é realizado com um número incrível: 8,3 kWh/100 km. Na tentativa recorde anterior, não havia ido além do valor de 8,7 kWh/100 km, melhorando nesse aspecto em cerca de 5%.
- Peso: 1.750 kg
- Bateria: <100 kWh a 900 V
- Potência máxima: 245 cv
A jornada em poucas palavras
O carro, para percorrer os 1.202 km que o separam do destino final, levou 14 horas e 30 minutos, viajando a uma média de 83 km/h e atingindo uma velocidade máxima de 140 km/h.
- Distância total: 1.202 km
- Velocidade média: 83 km/h
- Velocidade máxima: 140 km/h
- Consumo médio: 8,3 kWh/100 km
O bacana é que, uma vez tendo chegado a Silverstone, perto da sede do Grande Prêmio Mercedes-Benz, a equipe que gerencia o programa esportivo na Fórmula 1, depois de uma rápida mudança de piloto que viu Adam Allsopp, diretor da divisão Mercedes-AMG HPP que trabalha com motores de corrida, sentar ao volante, o carro percorreu 11 voltas do circuito antes de finalmente cruzar a bandeira quadriculada.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rival do BYD Song Plus, Neta L ganha bateria para 1.300 km de alcance
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Chevrolet Equinox EV tem alcance pelo Inmetro divulgado antes da estreia
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Zeekr 001 também teve alcance divulgado pelo Inmetro; chega em outubro
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Zeekr X tem autonomia divulgada no Brasil antes da estreia oficial