A China volta a acelerar as vendas de carros elétricos. Enquanto os bloqueios por conta da COVID-19 chegam ao fim, o país caminha para novos recordes de emplacamentos de veículos elétricos e híbridos plug-in.

De acordo com dados da EV Volumes, compartilhados por José Pontes, cerca de 403.029 novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacados na China em maio, o que representa 109% de crescimento na comparação anual. O resultado também representa mais da metade do mercado global de veículos eletrificados. 

A participação de mercado dos carros elétricos + híbridos plug-in aumentou para 31%, incluindo impressionantes 23% se considerarmos apenas os 100% elétricos. Os elétricos a bateria são maioria nesse grupo, mas os híbridos plug-in observaram uma taxa de crescimento maior (aumento de 187% em relação aos 91% no caso dos elétricos).

wulling mini ev
Wuling MINI EV, o carro elétrico mais vendido na China

Resultados de maio:

  • Elétricos: cerca de *298.000 e 23% de participação
  • Híbridos plug-in: cerca de *105.000 e 8% de participação
    Total: 403.029 e 31% participação

No acumulado de janeiro a maio, mais de 1,8 milhão de novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacados na China.

  • Elétricos: cerca de *1,44 milhões e 20% de participação
  • Híbridos plug-in: cerca de *0,36 milhão e 5% de participação
  • Total: 1.807.337 e 25% de participação 

* estimado a partir da participação de mercado

Como referência, em 2021, o total de registros de carros elétricos plug-in aumentou cerca de 153% em relação ao ano anterior, para mais de 3,2 milhões (de 1,27 milhão em 2020). Em 2022, o volume total pode chegar a 5-6 milhões, de acordo com algumas previsões.

byd han azul china
BYD Han, o carro elétrico mais vendido da marca

Mais vendidos

O mercado chinês de veículos eletrificados não só se expande muito rapidamente, mas está se tornando cada vez mais dominado por modelos produzidos por marcas chinesas. Pelo menos em maio, o primeiro modelo não chinês (o Tesla Model Y produzido localmente) foi o #16.

 
Top 10 em maio:

  1. Wuling Hong Guang MINI EV: 34.037
  2. BYD Song (BEV + PHEV): 31.989
  3. BYD Han (BEV + PHEV): 23.934
  4. BYD Qin Plus (BEV + PHEV): 17.943
  5. BYD Yuan Plus BEV: 11.500
  6. Li Xiang One EREV: 11.496
  7. GAC Aion S: 10.503
  8. Chery eQ1 / Little Ant: 9.754
  9. Chery QQ Ice Cream: 9.243
  10. Changan Benni EV: 8.485

* As versões BEV (elétrico a bateria) e PHEV (híbrido plug-in) dos mesmos modelos foram somadas pela fonte.

BYD Dolphin carro eletrico
Recém-lançado na China, BYD Dolphin foi destaque no acumulado do ano

Com o crescimento constante da BYD, muitos se perguntam se a Tesla será capaz de voltar ao topo depois que os bloqueios afetaram duramente a produção da giga-fábrica de Xangai em abril e parte de maio.

A BYD agora superou o patamar de mais de 100.000 carros eletrificados regularmente e tornou-se a terceira marca mais popular na China.

Acumulado do ano:

  1. Wuling Hong Guang MINI EV - 161.579
  2. BYD Song (BEV + PHEV) - 127.304
  3. BYD Qin Plus (BEV + PHEV) - 109.229
  4. Tesla Model Y - 81.125
  5. BYD Han (BEV + PHEV) - 71.786
  6. BYD Dolphin - 48.138
  7. BYD Tang (BEV + PHEV) - 47.691
  8. Li Xiang One EREV - 47.380
  9. Chery QQ Ice Cream - 44.434
  10. Changan Benni EV - 41.298
BYD Song Plus hibrido (1) movimento
Em breve no Brasil, BYD Song foi o mais vendido da marca (elétrico+híbrido) no acumulado

Montadoras

A lista de marcas, mais uma vez, revela uma posição bastante forte para a BYD, com nenhuma mudança em relação ao mês anterior.

As principais marcas por participação no segmento eletrificado no acumulado do ano:

  1. BYD: 27,9%
  2. SAIC-GM-Wuling: 10,1%
  3. Tesla: 6,6%
  4. Chery: 4,9%
  5. GAC: 4,2%

Principais grupos automotivos por participação de mercado no segmento de eletrificados no acumulado do ano:

  1. BYD: 27,9%
  2. SAIC: 13,7% incluindo a joint venture SAIC-GM-Wuling (entre SAIC, GM e Liuzhou Wuling Motors)
  3. Tesla: 6,6%
  4. Chery: 5,0%
  5. Geely-Volvo: 4,6%
  6. Grupo Volkswagen: 3,6%