Volvo anuncia 3ª fábrica na Europa, exclusiva para carros elétricos
Montadora sueca ampliará capacidade de produção para atender à demanda crescente por veículos elétricos
Acelerando seu plano de transição energética, a Volvo Cars anuncia a construção de uma terceira fábrica de automóveis na Europa. Localizada na Eslováquia, a unidade será exclusiva para a produção de carros elétricos e visa atender à crescente demanda pelos veículos eletrificados e zero emissões.
Segundo a Volvo, esta nova fábrica de última geração será neutra em termos climáticos e irá produzir somente veículos 100% elétricos, apoiando a ambição da montadora sueca em se tornar totalmente elétrica até 2030 e neutra para o clima até 2040.
"Temos um foco claro em tornar-nos uma marca de mobilidade elétrica pura até 2030, o que está em linha com nosso propósito", disse Jim Rowan, executivo-chefe da Volvo Cars.
Galeria: Volvo C40 Recharge - Produção na Bélgica
Ao anunciar esta nova fábrica da Eslováquia, a Volvo Cars cria um triângulo europeu de produção cobrindo sua maior região em termos de vendas – complementando a fábrica de Ghent (Bélgica) na Europa Ocidental e a fábrica de Torslanda (Suécia) no norte do continente.
Esta nova fábrica representa um investimento de 1,2 bilhão de euros, sendo 20% financiado por iniciativas governamentais. A futura unidade de produção ficará localizada perto de Kosice, na parte oriental da Eslováquia, onde se beneficiará de uma cadeia de suprimentos bem estabelecida como a quinta fábrica de automóveis do país.
Sua construção está prevista para começar em 2023, com equipamentos e linhas de produção instaladas durante 2024. A produção em série de carros elétricos está programada para começar em 2026 em uma instalação com capacidade para fabricar até 250.000 carros elétricos por ano quando estiver a pleno vapor.
Trata-se da primeira nova fábrica europeia da Volvo Cars em quase 60 anos. A fábrica de Torslanda foi inaugurada em 1964, enquanto a fábrica de Ghent seguiu um ano depois. Juntas, essas instalações podem produzir 600.000 carros por ano.
Em expansão no Brasil, a Volvo comemorou em 2021 o melhor ano de sua história, vendendo 8.273 unidades e se consolidou na liderança do segmento de elétricos e híbridos plug-in com 56,43% de participação de mercado. Além disso, emplacou o segundo carro elétrico mais vendido no ano passado, o XC40 Recharge Electric.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
Mini Aceman elétrico chega ao Brasil no 1º trimestre de 2025
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil