Acelerando seu plano de transição energética, a Volvo Cars anuncia a construção de uma terceira fábrica de automóveis na Europa. Localizada na Eslováquia, a unidade será exclusiva para a produção de carros elétricos e visa atender à crescente demanda pelos veículos eletrificados e zero emissões.
Segundo a Volvo, esta nova fábrica de última geração será neutra em termos climáticos e irá produzir somente veículos 100% elétricos, apoiando a ambição da montadora sueca em se tornar totalmente elétrica até 2030 e neutra para o clima até 2040.
"Temos um foco claro em tornar-nos uma marca de mobilidade elétrica pura até 2030, o que está em linha com nosso propósito", disse Jim Rowan, executivo-chefe da Volvo Cars.
Ao anunciar esta nova fábrica da Eslováquia, a Volvo Cars cria um triângulo europeu de produção cobrindo sua maior região em termos de vendas – complementando a fábrica de Ghent (Bélgica) na Europa Ocidental e a fábrica de Torslanda (Suécia) no norte do continente.
Esta nova fábrica representa um investimento de 1,2 bilhão de euros, sendo 20% financiado por iniciativas governamentais. A futura unidade de produção ficará localizada perto de Kosice, na parte oriental da Eslováquia, onde se beneficiará de uma cadeia de suprimentos bem estabelecida como a quinta fábrica de automóveis do país.
Sua construção está prevista para começar em 2023, com equipamentos e linhas de produção instaladas durante 2024. A produção em série de carros elétricos está programada para começar em 2026 em uma instalação com capacidade para fabricar até 250.000 carros elétricos por ano quando estiver a pleno vapor.
Trata-se da primeira nova fábrica europeia da Volvo Cars em quase 60 anos. A fábrica de Torslanda foi inaugurada em 1964, enquanto a fábrica de Ghent seguiu um ano depois. Juntas, essas instalações podem produzir 600.000 carros por ano.
Em expansão no Brasil, a Volvo comemorou em 2021 o melhor ano de sua história, vendendo 8.273 unidades e se consolidou na liderança do segmento de elétricos e híbridos plug-in com 56,43% de participação de mercado. Além disso, emplacou o segundo carro elétrico mais vendido no ano passado, o XC40 Recharge Electric.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Comparativo Volvo EX30 vs. Renault Megane E-Tech: Quem dita as regras?
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Volvo EX30 ultrapassa marca de 100.000 unidades produzidas
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Volvo inicia testes operacionais com caminhões elétricos no Brasil