A concorrência entre os fabricantes de veículos elétricos na China é muito forte e não apenas para os veículos que eles produzem, mas também para os serviços que podem oferecer, como o carregamento rápido. 

A startup de carros elétricos NIO já tem mais de 1.000 estações de troca de bateria na China, mas agora também quer lançar sua própria rede de carregadores ultrarrápidos. De acordo com uma nova apuração, eles serão capazes de fornecer até 500 kW, superando rivais como a GAC Aion com seu carregador de 480 kW. 

O novo carregador ultrarrápido da Nio terá que ser capaz de produzir uma corrente máxima de 650 amperes. A empresa chinesa ainda não disse o quão rápido isso seria capaz de carregar seus veículos elétricos, especialmente porque nenhum deles parece ser capaz de trabalhar atualmente com mais de 90 kW.

A empresa planeia lançar um pacote de baterias de estado sólido de 150 kWh para os seus modelos, pelo que talvez possa carregar a 500 kW, porque no momento fica parecendo que a Nio fez o anúncio apenas para não ficar para trás em relação aos demais rivais chineses num futuro próximo. Além do já mencionado GAC Aion, a XPeng também está lançando seus próprios carregadores de 480 kW, colocando a pressão sobre o Nio para igualar esta potência.

E como uma matéria recente da Reuters apontou, a Nio também anunciou recentemente que a partir de 2024 começará a fabricar suas próprias baterias de 800 volts para veículos elétricos, que provavelmente não serão de estado sólido. No entanto, eles devem permitir velocidades de carregamento muito mais altas do que no atuais ET7 ou ES8.

A Nio é atualmente muito mais fortemente dependente de sua vasta rede de estações de troca que podem colocar uma bateria carregada em um dos veículos elétricos compatíveis em apenas 3 minutos. Talvez seja por isso que a Nio não se concentrou tanto em fornecer a maior velocidade de carregamento do mercado, embora o modelo battery-as-a-service possa não funcionar tão bem na Europa ou nos EUA, onde os compradores de carros elétricos premium querer potências de recarga cada vez mais altas. 

Durante o segundo evento do Nio Power Day, um esquema inspirado no Battery Day da Tesla, a montadora chinesa anunciou não só que seu carregador ultrarrápido seria 20 kW mais potente que o dos rivais, mas também deu uma prévia de suas estações de troca de terceira geração.

Espera-se que eles comecem a ser instalados a partir do final de 2022 ou início do próximo ano e permitirão que mais baterias sejam mantidas em cada local, bem como flexibilidade adicional que atualmente não é possível.