A Peugeot acaba de lançar seu E-Expert Hydrogen, o primeiro furgão de célula combustível de hidrogênio disponível atualmente. Seu trem de força é idêntico ao Peugeot E-Expert elétrico, mas em vez de ter uma grande bateria de 75 kWh, ele tem um pacote menor de 10,5 kWh e tanques (localizados no assoalho do veículo) capazes de armazenar 4,4 kg de hidrogênio sob pressão.
Com uma carga completa de hidrogênio, o E-Expert FCV tem um alcance declarado WLTP de 400 km, ou seja, mais do que o E-Expert BEV, cujo alcance é de 340 km. O reabastecimento do veículo leva cerca de 3 minutos, mas também é possível carregar a bateria a até 11 kW graças a um carregador de bordo.
A Peugeot não menciona a autonomia das baterias que contam com a ajuda da célula de combustível que fornece energia, mas provavelmente está em torno de um sétimo do alcance declarado do E-Expert BEV, então cerca de 50 km.
A potência é gerada de motor dianteiro único de 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque. Tem exatamente o mesmo volume de carga interior da variante BEV, bem como carga útil de 1.100 kg e um limite de reboque de 1.000 kg.
O fabricante observa que em operação normal, a van depende da corrente armazenada em seu conjunto de baterias. É apenas sob aceleração mais forte, ou quando sobe uma ladeira, que a célula de combustível entra em ação para fornecer eletricidade; caso contrário, ela só funciona quando o estado de carga está baixo. O veículo tem, é claro, uma frenagem regenerativa que recupera a eletricidade quando desacelera.
A Peugeot também observa que todo o hidrogênio usado para alimentar este veículo será originário da França, embora não esteja claro onde ele será disponibilizado. O veículo será construído na França, depois enviado para Rüsselsheim, Alemanha, a sede da Opel, onde será convertido para funcionar com hidrogênio.
As vendas deveriam ter começado no final do ano passado, mas ainda não começaram. A Stellantis, empresa dona da Peugeot, organizou recentemente o evento de media drive para a van de hidrogênio (também disponível como Opel/Vauxhall Vivaro-E) onde os participantes acharam os veículos bastante interessantes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
Suzuki eVitara: primeiro SUV elétrico da marca japonesa é revelado
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Mercado de carros elétricos e híbridos plug-in cresce 200% no Brasil
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro
Frota de táxis de Oslo, a capital da Noruega, passa a ser 100% elétrica
Peugeot E-208 deixa de ser vendido no Brasil: foco no E-2008