Peugeot e-Expert ganha versão com célula de hidrogênio para ir mais longe
O fabricante destaca que este é o primeiro furgão FCV disponível comercialmente e com mais alcance do que a versão elétrica
A Peugeot acaba de lançar seu E-Expert Hydrogen, o primeiro furgão de célula combustível de hidrogênio disponível atualmente. Seu trem de força é idêntico ao Peugeot E-Expert elétrico, mas em vez de ter uma grande bateria de 75 kWh, ele tem um pacote menor de 10,5 kWh e tanques (localizados no assoalho do veículo) capazes de armazenar 4,4 kg de hidrogênio sob pressão.
Com uma carga completa de hidrogênio, o E-Expert FCV tem um alcance declarado WLTP de 400 km, ou seja, mais do que o E-Expert BEV, cujo alcance é de 340 km. O reabastecimento do veículo leva cerca de 3 minutos, mas também é possível carregar a bateria a até 11 kW graças a um carregador de bordo.
Galeria: Peugeot e-Expert Hydrogen
A Peugeot não menciona a autonomia das baterias que contam com a ajuda da célula de combustível que fornece energia, mas provavelmente está em torno de um sétimo do alcance declarado do E-Expert BEV, então cerca de 50 km.
A potência é gerada de motor dianteiro único de 136 cavalos de potência e 26,5 kgfm de torque. Tem exatamente o mesmo volume de carga interior da variante BEV, bem como carga útil de 1.100 kg e um limite de reboque de 1.000 kg.
O fabricante observa que em operação normal, a van depende da corrente armazenada em seu conjunto de baterias. É apenas sob aceleração mais forte, ou quando sobe uma ladeira, que a célula de combustível entra em ação para fornecer eletricidade; caso contrário, ela só funciona quando o estado de carga está baixo. O veículo tem, é claro, uma frenagem regenerativa que recupera a eletricidade quando desacelera.
A Peugeot também observa que todo o hidrogênio usado para alimentar este veículo será originário da França, embora não esteja claro onde ele será disponibilizado. O veículo será construído na França, depois enviado para Rüsselsheim, Alemanha, a sede da Opel, onde será convertido para funcionar com hidrogênio.
As vendas deveriam ter começado no final do ano passado, mas ainda não começaram. A Stellantis, empresa dona da Peugeot, organizou recentemente o evento de media drive para a van de hidrogênio (também disponível como Opel/Vauxhall Vivaro-E) onde os participantes acharam os veículos bastante interessantes.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Stellantis entrega 50 vans elétricas Peugeot e-Expert aos Correios
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Peugeot E-3008 é o elétrico mais barato do mundo com bateria de 100 kWh
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Peugeot diz não ao design retrô para seus futuros carros elétricos
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Peugeot e-408: versão elétrica do 408 será revelada em outubro