Porsche atualiza software de todos os 75 mil Taycan vendidos no mundo
Feita em concessionárias, melhora gerenciamento de carga, recarga, distribuição de força e tecnologias; Brasil está incluso
A Porsche fará a maior atualização do Taycan desde seu lançamento em 2019. Cerca de 75 mil carros ao redor do mundo passarão pelas concessionárias para receber uma nova versão do software, que atualiza a parte de gerenciamento de motores, de recarga e funções de conectividade, inclusive com a futura atualização remota (over-the-air).
O InsideEVs Brasil participou, com exclusividade, de uma conversa com Kevin Giek, vice-presidente da linha Taycan, diretamente da Alemanha. Segundo ele, as atualizações são constantes na linha do 100% elétrico, mas esta é a maior e mais importante até o momento e feita de forma simultânea ao redor do mundo. Os Taycan mais antigos, 2019 e 2020, são os que terão mais melhorias com o uPdate.
Internamente é chamado assim mesmo, uPdate, sendo o P a identificação para os modelos 2023. Independente do ano ou versão, o Taycan pode ser levado até um concessionário e atualizado de forma gratuita, com funções que variam de mercado para mercado. No geral, atinge autonomia, capacidade de recarga e algumas funções de conforto e tecnologias.
Na gestão de energia, o novo software permite uma melhor administração de uso dos motores, quando equipado com tração integral. Nos modos Range e Normal, o Porsche conseguirá desligar totalmente o motor dianteiro, priorizando o traseiro e usando menos energia. Também habilita a roda-livre, onde ele rodará sem perdas friccionais em desacelerações e paradas, mas que pode ser ativada para regeneração e mantida mesmo na troca do modo de condução. No painel, um indicador mostrará o fluxo da energia e isso está disponível para os carros 2020 e 2021, já presente nos carros 2022 e 2023.
Galeria: Porsche Taycan Turbo S (Teste IEV BR)
A gestão de temperatura é outra novidade do uPdate. Em condições de baixas temperaturas externas, prejudicial para as baterias, o Taycan aproveitará mais o calor de componentes elétricos para melhorar a autonomia e o tempo de recarga das baterias, apesar de não mudar a capacidade de recarga em kW. Como a gestão, isso está disponível para os carros 2020 e 2021 e já presente nos 22 e 23.
A parte de conectividade e tecnologias embarcadas também serão atualizadas. O sistema multimídia terá novas funções, novas cores e maior facilidade de uso, principalmente em unidades produzidas em 2020, 2021 e fevereiro de 2022, além de habilitar o Android Auto sem fios. Unidades 2021 com Head Up Display terão melhorias na navegação e outros elementos, além de novos conteúdos.
Assistentes de condução serão atualizados, com os sensores do sistema de estacionamento automático com maior alcance e pesquisa de vagas aprimorada, oferecendo até mesmo espaço menores ao motorista, beneficiando modelos 2020, 2021 e 2022.
No Brasil
Segundo Giek, esta grande atualização também habilitará a função de próximas atualizações Over-The-Air, mas apenas para mercados que disponibilizam a conectividade embarcada. No Brasil, não há esse serviço, então seguirá com a atualização feita em concessionárias. Para este update, a Porsche do Brasil espera 530 unidades da família Taycan em 14 concessionárias pelo país. O tempo varia da quantidade de atualizações que a unidade precisa, sendo maior para os mais antigos.
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