Porsche terá SUV elétrico topo de linha posicionado acima do Cayenne
CEO da Porsche diz que o SUV elétrico será construído na fábrica de Leipzig para brigar no segmento de alto luxo
A Porsche anunciou planos para lançar um SUV elétrico topo de linha no evento Capital Markets Day, que aconteceu nesta terça-feira (19) no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa em Weissach, Alemanha.
O CEO Oliver Blume disse que a linha Porsche seria ampliada com um SUV de luxo totalmente elétrico que ele deu a entender que será posicionado acima do Porsche Cayenne.
"Planejamos adicionar um novo modelo de SUV totalmente elétrico ao nosso portfólio, que sairá da linha de produção em Leipzig. Isso expandirá ainda mais nossa posição no segmento automotivo de luxo. Estamos mirando os segmentos de margem mais alta, em particular, e nosso objetivo de aproveitar novas oportunidades de vendas dessa forma."
Galeria: Porsche Taycan 4 Cross Turismo
Nenhum outro detalhe foi dado sobre esse futuro SUV elétrico topo de linha, que será montado na mesma fábrica que o futuro Porsche Macan EV, a variante totalmente elétrica do SUV compacto.
A decisão da Porsche de atingir um segmento altamente lucrativo não é surpreendente e não deve incomodar os puristas enquanto a empresa continuar a construir seus famosos carros esportivos.
A marca alemã cita estudos de especialistas que afirmam que o mercado de carros de luxo terá um crescimento robusto nos próximos anos, com veículos elétricos a bateria (BEVs) e veículos utilitários esportivos (SUVs), em particular sendo os principais impulsionadores desse crescimento.
Ao desenvolver um SUV totalmente elétrico de topo, a Porsche parece estar acertando o alvo, atingindo um novo segmento de mercado que poderia desbloquear um crescimento significativo no futuro.
"Estamos muito bem posicionados para nos beneficiarmos dessas tendências. A Porsche é um dos principais concorrentes no mercado de SUVs esportivos e no segmento de carros de luxo totalmente elétricos."
Porsche AG CFO Lutz Meschke
Falando no futuro, a Porsche prevê que sua base incluirá clientes mais jovens e heterogêneos da próxima geração, com a proporção de mulheres neste grupo de clientes provavelmente aumentando.
A empresa acrescentou que está focando principalmente nos EUA e mercados emergentes para sua expansão geográfica, além da Europa e da região Ásia-Pacífico. No momento, Europa, América do Norte e China contribuem aproximadamente de forma igual nas vendas totais da Porsche.
O anúncio do SUV elétrico da Porsche faz parte do discurso da empresa - para conquistar investidores antes de sua oferta pública inicial (IPO) no quarto trimestre de 2022.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Os carros elétricos mais legais que devem chegar em 2025
Volvo Atualiza XC40, C40, XC60 e XC90 com Android Auto
Carros elétricos mais buscados no Brasil: Porsche Taycan lidera ranking
Tesla enfrenta boicote de empresas e clientes por ações de Elon Musk
Impressões Porsche Macan EV: Elétrico sim, mas sem esquecer a tradição
BYD Han e Tang revelados com nova versão elétrica de 1.100 cv na China
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv