Um dos carros elétricos mais baratos (ou menos caros) à venda no Brasil, o Renault Kwid E-Tech começa a ganhar uma série de 'irmãos' no variado mercado chinês. E o mais recente deles é o Dongfeng Nano Box, um modelo adaptado para o gosto local que aposta num visual moderno e fez um enorme sucesso já no pré-lançamento.
Diferentemente do mercado europeu, onde o equivalente Dacia Spring é um modelo de apelo popular, ou mesmo no Brasil, onde o Renault Kwid E-Tech se apresenta como um carro mais simples, na China há espaço para subcompactos elétricos com um certo refinamento e até algum toque de modernidade, que é o caso Nano Box.
Na verdade trata-se do mesmo carro, mas o modelo chinês chama a atenção pela dianteira, com um conjunto ótico totalmente modificado, com a parte superior mais estreita e totalmente alinhada com grade frontal. Abaixo, o nicho dos faróis é mais elaborado que nos equivalentes europeu/brasileiro.
Mas é no interior que está a grande mudança: um painel mais 'limpo' que se destaca pelas duas telas (quadro de instrumentos e central multimídia), console central 'flutuante', típico de carros mais caros, acabamento diferenciado nas portas e um padrão de cores mais claro em branco e azul.
O sistema de propulsão do Nano Box é o mesmo da Dacia Spring: um motor elétrico de 33 kW (45 cv) e 12,4 kgfm de torque alimentado por uma bateria de 27,4 kWh - a autonomia declarada é de 330 km pelo ciclo chinês. Vale lembrar que o nosso Kwid E-Tech é mais potente e tem 48 kW (65 cv) com autonomia de 265 km (298 km em uso urbano).
Mas o grande argumento de vendas do carrinho elétrico é mesmo o preço: a partir de 65.700 yuans, ou R$ 53.000 em uma conversão direta, ele conquistou os chineses a ponto de receber mais de 10.000 pedidos em menos de 24 horas.
Fonte: Hibridos y Electricos
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Renault Kwid E-Tech é flagrado no Brasil: arma contra o Dolphin Mini
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Garagem EV: Kwid E-Tech se despede com boa experiência e aprendizados
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Garagem EV: Qual a autonomia real do Renault Kwid E-Tech na cidade?
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Garagem EV: Renault Kwid E-Tech é confiável no dia a dia e gasta pouco