A Stellantis agora engloba nada menos que quatorze marcas automotivas e tem grandes ambições de eletrificar todas elas e se tornar uma líder global em veículos elétricos. E tudo parece correr bem, uma vez que o grupo acaba de anunciar um aumento de quase 50% nas vendas globais de veículos elétricos a bateria no 1º semestre de 2022 (136.000) em comparação com o ano passado.
Considerando todas as suas marcas, o grupo oferece 20 veículos totalmente elétricos e planeja aumentar esse número para 28 veículos nos próximos dois anos. Carlos Tavares, diretor-presidente do grupo Stellantis, disse:
Em um contexto global exigente, continuamos a 'Ousar para frente', entregando um desempenho excepcional e executando nossa estratégia ousada de eletrificação. Juntamente com a resiliência, agilidade e mentalidade empreendedora de nossos colaboradores e nossos parceiros inovadores, estamos moldando a Stellantis em uma empresa de tecnologia de mobilidade sustentável que está apta para o futuro. Gostaria de expressar meu sincero agradecimento a todos os funcionários da Stellantis pelo comprometimento e sua contribuição para esses resultados.
O grupo também tornou público seus números de receita operacional ajustada (AOI) para o 1º semestre de 2022, com margem de 18,1%. Na América do Norte, por exemplo, onde estão as marcas Jeep, Dodge, Ram e Chrysler, diz que "alcançou rentabilidade recorde" nos últimos seis meses, apontando para a forte aceitação para o Wrangler 4xe, que agora é considerado o híbrido plug-in mais vendido nos Estados Unidos; A Jeep planeja adicionar mais VÁRIOS PHEVs em um futuro próximo se tudo correr bem.
A margem AOI da Stellantis no 1º semestre de 2022 para a Europa foi de 10,1% enquanto sua participação no mercado veículos elétricos da União Europeia caiu para 21,2%, a partir dos 22,9% anteriormente informados. É notável aqui o fato de que um dos novos EVs mais promissores da Stellantis, o Fiat 500e que dirigimos há algum tempo foi o veículo elétrico mais vendido na Alemanha e na Itália, enquanto o Peugeot e-208 ainda dominava na França, seu mercado doméstico.
O grupo também reiterou seu plano de se tornar um grande concorrente de baterias EV na Europa, onde anunciou planos para criar três gigafábricas que construirá com a ajuda da Automotive Cells Company, Samsung SDI e LG Energy Solution; também quer construir duas gigafábricas na América do Norte.
Este ano, também assinou parcerias com a Qualcomm e a Amazon e também adquiriu o líder europeu de compartilhamento de carros Share Now e adicionando-o ao seu próprio serviço, o Free2move.
No Brasil, a Stellantis oferece os modelos totalmente elétricos Fiat 500e e Peugeot 208 e-GT, além do trio de veículos comerciais Peugeot e-Expert, Citroën e-Jumpy e Fiat e-Scudo. Por aqui, o grupo trabalha na expansão da rede credenciada para atender aos veículos elétricos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Polestar 3 2025 chega ao mercado mais barato e com maior alcance
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Novo Porsche Taycan GTS é muito mais potente e vai a 690 cv