Brasil já tem 100.000 carros elétricos e híbridos em circulação
Marco foi alcançado nesta semana, mas participação de eletrificados no Brasil ainda está distante da média mundial
Após novos recordes no primeiro semestre de 2022, as vendas de carros elétricos e híbridos atingiram o total de 100.000 unidades comercializadas ao longo da série histórica iniciada em 2012 e compilada pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
O importante anúncio ocorreu durante uma palestra no Instituto de Engenharia, em São Paulo, durante o 1º Debate IE/ABVE Sobre Eletromobilidade, que termina nesta sexta (http://eletromobilidade-ie-abve.com.br/).
O marco foi atingido no dia 26 de julho, quando a frota circulante de eletrificados chegou a 100.292 veículos leves, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela ABVE, com apoio de empresas associadas.
No acumulado de 2022, as vendas de veículos eletrificados foram de 23.033 unidades, um crescimento de 31% na comparação com os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021.
Esses números incluem os veículos elétricos híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e os elétricos a bateria (BEV); automóveis, comerciais leves, SUVs e utilitários.
São resultados expressivos, mas eles ainda estão muito abaixo do potencial do mercado automotivo brasileiro, que está longe de seu melhor momento, mas ainda é um dos maiores do mundo.
“Esses 100 mil são um grande destaque e mostram que o Brasil está no rumo certo, mas ainda falta muita coisa para a eletrificação avançar – disse Adalberto Maluf.
“Precisamos de uma política nacional de eletromobilidade, ou seja, de políticas públicas alinhadas e coordenadas entre o governo federal e os governos estaduais e municipais para incentivar a transição do veículo a combustão para o veículo elétrico”.
Em sua palestra no Instituto de Engenharia, o presidente da ABVE apresentou os números recentes do mercado mundial para mostrar que as previsões sobre o ritmo de crescimento da eletrificação têm sido sistematicamente superadas.
No ano passado, houve um crescimento de 109% das vendas globais de veículos eletrificados em relação ao ano anterior. Atualmente, nada menos do que 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos/híbridos circulam no mundo, além de 600 mil ônibus elétricos.
Para este ano, a ABVE estima que as vendas globais de elétricos e plug-in (BEV e PHEV) tenham crescimento ainda maior, podendo chegar a 12 milhões de veículos, quase o dobro do total de 2021.
“O Brasil não pode isolar-se das cadeias produtivas globais do setor automotivo. O risco é o país perder ainda mais competividade internacional e tecnológica, deixar de gerar renda e não produzir novos empregos de qualidade”- conclui Adalberto Maluf.
Participação de mercado
O marco de 100.000 emplacamentos de veículos eletrificados é expressivo. No entanto, ainda é muito pouco considerando a frota circulante total, que tem mais de 46 milhões de veículos, segundo os dados mais recentes do Sindipeças.
No primeiro semestre de 2022 foram 20.427 elétricos e híbridos emplacados no país, o que dá uma participação de mercado de cerca de 2,4%, um número ainda baixo. Se a gente considerar somente os emplacamentos de carros elétricos (3.395), o market share é de apenas 0,4% - para efeito de comparação, esse número é de aproximadamente 5% nos Estados Unidos, 10% em média na Europa e 20% na China.
Fonte: ABVE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo recorde: vendas de eletrificados crescem 89% em 2024 no Brasil
Neta Auto chega ao Brasil em meio a rumores sobre colapso na China
GWM cresce 154% no Brasil em 2024 e alcança 100 concessionárias
Volkswagen ID.4 pode ser comprado no Brasil por R$ 309.760
Tesla Cybertruck: unidades estão encalhando até em lojas de usados
Lucid Gravity: 1ᵃˢ unidades foram entregues para família e amigos
BYD cresce 327% no Brasil em 2024 e lidera mercado de carros elétricos