A Toyota tem uma relação especial com carros elétricos. Líder de eletrificação "em massa" com o Prius desde os anos 90, a gigante japonesa tem demonstrado uma certa impaciência para aqueles que identificam o veículo 100% elétrico como a única solução viável para descarbonizar a mobilidade.

No entanto, a montadora certamente não deixou de lado o desenvolvimento de veículos elétricos (BEV), tornando o SUV bZ4X o primeiro de uma nova (e extensa) linha de modelos movidos a bateria. E na esteira dessa inclinação para os elétricos está inserido o mega investimento que a Toyota está se preparando para finalizar na Indonésia: 1,8 bilhão de dólares para construir uma fábrica dedicada a carros elétricos. O governo de Jacarta, segundo a Reuters, deu a notícia.

Investimento estratégico

A escolha de se concentrar em uma nação como a Indonésia não é por acaso. A principal razão pela qual a Toyota (e não só ela) decidiu investir aqui é representada pela grande disponibilidade de níquel presente no subsolo desse país. Uma das matérias-primas fundamentais para a produção de modernas baterias de íons de lítio.

Além da Toyota, o que não surpreende, a Hyundai e a LG Energy Solutions também estão investindo aqui e na semana passada surgiu a notícia de que a Mitsubishi também investiria no país do Sudeste Asiático com um plano entre agora e 2025.

Metas da Indonésia

Esta série de investimentos representa um importante impulso para a Indonésia. O ministro da Economia da Indonésia, Airlangga Hartarto, após a reunião com a alta direção da Toyota, disse estar convencido de que nos próximos anos a demanda por veículos elétricos de duas e quatro rodas crescerá consideravelmente em todo o Sudeste Asiático.

A meta da Indonésia, que tem uma população de 270 milhões de habitantes, é vender exclusivamente veículos movidos a bateria até 2050. O primeiro "ponto de verificação" desse processo de descarbonização está marcado para 2030, ano em que o governo espera poder contar com uma frota circulante composta por 2,2 milhões de carros elétricos e 13 milhões de motocicletas elétricas.