As vendas globais de carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros bateram novos recordes históricos no mês de junho, contrariando todas as probabilidades e os enormes desafios que se apresentam no momento.

De acordo com dados da EV-Volumes, compartilhados por José Pontes, cerca de 913.479 novos carros eletrificados de passageiros (elétricos e híbridos plug-in) foram emplacados em junho, o que representa um crescimento de 54% na comparação anual. 

Isso representa um novo recorde maciço e uma clara indicação de que estamos caminhando para o patamar de mais de 1 milhão de eletrificados por mês e mais de 10 milhões por ano.

O mercados de carros eletrificados (lá fora chamados de 'plug-in') está se expandindo a um ritmo acelerado, o que não é fácil, já que mesmo os híbridos convencionais estão em queda (terceiro mês consecutivo de queda na comparação anual).

Vale destacar que a participação de mercado de carros eletrificados aumentou para 16%, enquanto que os carros 100% elétricos atingiram um recorde de 12% pela primeira vez.

Apenas para comparação, os carros eletrificados têm 2,6% de participação no Brasil, sendo 0,5% quando consideramos apenas os modelos 100% elétricos. 

Emplacamentos de carros eletrificados:

  • elétricos: *685.000 (aumento de 65% em relação ao ano anterior) e 12% de participação
  • híbridos plug-in: *228.000 (aumento de 29% em relação ao ano anterior) e 4% de participação
  • total: 913.479 (aumento de 54% em relação ao ano anterior) e 16% de participação
     
    * estimado a partir da participação de mercado
Edição Wuling Mini EV GameBoy

Nos seis primeiros meses de 2022, mais de 4,1 milhões de novos carros elétricos e híbridos plug-in de passageiros foram emplacamentos globalmente, em comparação com quase 6,5 milhões em todo o ano de 2021.

Emplacamentos de eletrificados (acumulado):

  • carros elétricos: cerca de *3,05 milhões e 8,8% de participação
  • híbridos plug-in: cerca de *1,11 milhão e 3,2% de participação
  • total: 4.161.123 e aproximadamente 12% de participação
    * estimado a partir da participação de mercado
BYD Song Plus hibrido (1) movimento

Mais vendidos

Os dois modelos mais vendidos no mês passado foram da Tesla: Model Y (97.950) e Model 3 (53.768), seguido pelo microcarro Wuling Hong Guang MINI EV (46.250).

Quatro modelos da BYD garantiram posições de 4 a 7, enquanto o Volkswagen ID.4 ficou com o oitavo lugar (16.462).

Top 10 em junho:

  1. Tesla Model Y - 97.950
  2. Tesla Model 3 - 53.768
  3. Wuling Hong Guang MINI EV - 46.250
  4. BYD Song (BEV + PHEV) - 31.787
  5. BYD Han (BEV + PHEV) - 25.356
  6. BYD Qin Plus (BEV+PHEV) - 23.176
  7. BYD Yuan Plus (BEV) - 16.764
  8. Volkswagen ID.4 - 16.462
  9. Li Xiang One EREV - 13.024
  10. GAC Aion Y - 11.801
BYD Dolphin carro eletrico

No acumulado do primeiro semestre, o Tesla Model Y foi o carro elétrico mais vendido (314.921), com uma grande vantagem sobre o Tesla Model 3 (219.095) e Wuling Hong Guang MINI EV (207.829).

Acreditamos que o Tesla Model Y permanecerá em primeiro lugar durante todo o ano de 2022, mas o desempenho de todos os outros modelos (especialmente abaixo do pódio) ainda é uma questão em aberto. 

Top 20 até o final de junho:

  1. Tesla Model Y - 314.921
  2. Tesla Model 3 - 219.095
  3. Wuling Hong Guang MINI EV - 207.829
  4. BYD Song (BEV + PHEV) - 159.091
  5. BYD Qin Plus (BEV + PHEV) - 132.495
  6. BYD Han (BEV + PHEV) - 97.225
  7. Volkswagen ID.4 - 63.597
  8. Li Xiang One EREV - 60.404
  9. BYD Dolphin - 58.613
  10. BYD Tang (BEV + PHEV) - 57.000
  11. Chery QQ Ice Cream - 54.097
  12. BYD Yuan Plus - 54.970
  13. Hyundai Ioniq 5 - 52.108
  14. Changan Benni EV - 51.512
  15. Chery eQ1 - 46.914
  16. GAC Aion Y - 44.251
  17. Hozon Neta V - 41.404
  18. Kia EV6 - 41.437
  19. GAC Aion S - 39.929
  20. Ford Mustang Mach-E - 36.050

Montadoras

Em junho, a marca mais vendida foi a Tesla, com uma vantagem notável sobre a BYD, que bateu seu novo recorde. Outras marcas não chegam nem perto desses dois gigantes.

Top 10 - junho

  1. Tesla - 157.475
  2. BYD - 133.885
  3. SAIC-GM-Wuling - 49.946
  4. Volkswagen - 42.808
  5. BMW - 29.204
  6. SAIC - 29.106
  7. GAC - 24.165
  8. Chery - 23.014
  9. Mercedes-Benz - 21.254
  10. Kia - 21.052

Mas considerando o acumulado do ano, a marca mais vendida é a BYD, graças a uma grande linha de BEVs (veículos elétricos a bateria) e PHEVs (híbridos plug-in). É uma questão em aberto se Tesla será capaz de tirar a liderança da chinesa no 3º trimestre.