BMW i4 elétrico, que virá ao Brasil, ganha versão de entrada com 286 cv
Nova versão do sedã elétrico o aproxima em preço do best seller Tesla Model 3
Quando o BMW i4 foi lançado, ele custava praticamente 20.000 euros a mais que o Tesla Model 3. Elogiado pela imprensa por conta de seu desempenho, o fato é que o carro elétrico da marca alemã tinha como ponto negativo a grande diferença de preço para o best seller norte-americano.
Mas desde então, os preços do Tesla Model 3 foram dispararam por várias razões (bloqueios na China, escassez de componentes, aumento no preço das matérias-primas...) e agora é oferecido, na França, por 53.490 euros, excluindo o bônus de 2000 euros. A diferença, portanto, diminuiu com o BMW i4 eDrive40, que começa em 59.000 euros, novamente excluindo bônus de 2000 euros.
Mas a linha será atualizada em breve, já que a marca lançará o novo BMW i4 eDrive35, um modelo menos potente que as versões eDrive40 (340 cv) e M50 (544 cv), uma vez que a montadora da Bavária anuncia 286 cv de potência, na prática, o mesmo conjunto do SUV elétrico BMW iX3, recém-lançado por aqui.
A BMW ainda não liberou todas as informações sobre este modelo de entrada, mas podemos imaginar um desempenho médio um pouco inferior em comparação com o i4 eDrive40. Por outro lado, a bateria será menor.
A BMW anuncia uma capacidade de 70,2 kWh, contra 83,9 kWh para as outras duas versões já disponíveis no mercado. Em termos de alcance, ele é 100 km menor que na versão mais capaz, já que este eDrive35 declara 490 km de autonomia com uma única carga de acordo com o ciclo WLTP.
O sedã elétrico estará disponível para encomenda no Canadá em um primeiro momento, antes de chegar à Europa. Produzido na Alemanha, este i4 deve ser negociado a um preço base de cerca de 53.000 euros (R$ 284.000), o suficiente para competir quase que diretamente com o Tesla Model 3 mais barato. Resta saber como ficará a redução na lista de equipamentos.
De acordo com o cronograma da BMW, o i4 deve ser o próximo lançamento de carro elétrico da marca no Brasil. A estreia deve acontecer até o fim do ano, embora ainda não haja uma data oficial - a marca alemã já vende por aqui os modelos elétricos i3, iX e iX3.
BMW i4 eDrive35: especificações
- Comprimento: 4,78 metros
- Distância entre-eixos: 2,86 metros
- Potência máxima: 286 cv
- Torque máximo: 40,8 kgfm
- 0 a 100 km/h: 6,0 segundos
- Consumo de energia (WLTP): NC
- Alcance (WLTP) : 490 km
- Capacidade da bateria de alta tensão: 70,2 kWh (bruto) / 66,0 kWh (líquido)
- Potência máxima de carregamento: 180 kW (DC), 11 kW (AC)
- Tempo de carregamento de 10 a 80% (DC): 32 min
- Potência máxima de carregamento: 160 km em 10 minutos (DC)
- Porta-malas: 470 a 1290 litros
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW i4 ganha retoque visual e atualizações no sistema para a linha 2025
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Novo BMW i4 reestilizado será apresentado na próxima semana
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
BMW dará US$ 1.000 aos clientes de carros elétricos que trocarem seu Tesla
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
BMW i4 eDrive35 M Sport chega ao Brasil como opção de acesso por R$ 419.950