Rumo à mobilidade elétrica, a BMW divulgou mais detalhes importantes sobre sua futura plataforma Neue Klasse (Nova Classe) de veículos elétricos que chegarão ao mercado em 2025.

Durante a teleconferência do BMW Group no 2º trimestre de 2022, o CEO Oliver Zipse fez vários comentários sobre a Neue Klasse, incluindo a confirmação de que a família de veículos elétricos de próxima geração estreará em estilos de carroceria sedã compacto e SUV esportivo.

"Nosso NEUE KLASSE chegará em 2025 – exatamente no momento certo, quando a transição para a mobilidade elétrica atingirá novos níveis. O NEUE KLASSE acelerará ainda mais a penetração no mercado de veículos elétricos. Para o lançamento do NEUE KLASSE, estamos planejando um sedã compacto no segmento série 3 e um SUV esportivo."

O CEO do BMW Group, Oliver Zipse

O executivo acrescentou que até o final da década, a Neue Klasse já deve responder por mais da metade das vendas globais da BMW. Curiosamente, ele acrescentou que a BMW "também poderia imaginar uma propulsão de hidrogênio para esta nova geração de veículos". Os comentários de Zipse deixam claro que a Neue Klasse será essencial para o futuro do BMW Group.

"Ele define o que o BMW Group vai defender no futuro e nos tornará uma empresa totalmente nova. Porque: a BMW foi fundada em 1916. Na década de 1960, a empresa se reinventou com a 'velha' Neue Klasse. E, em 2025, vamos nos reinventar pela segunda vez com a NEUE KLASSE."

Produção BMW i3 eDrive35 L em nova fábrica em Shenyang, China

De acordo com a Zipse, a montadora vê o Neue Klasse como "um reset completo para o carro e nosso entendimento de mobilidade", razão pela qual a BMW fará intensas preparações nos próximos três anos para o lançamento da nova família modelo.

Como anunciado anteriormente, o primeiro modelo Neue Klasse (modelo?) será feito na nova fábrica do BMW Group em Debrecen, Hungria, a partir de 2025. A instalação será a primeira fábrica da empresa a ser lançada com uma nova arquitetura de veículos e uma nova geração do trem de força elétrico.

A partir de 2026, os modelos Neue Klasse também serão fabricados na fábrica mais antiga da montadora em Munique, onde cada segundo veículo saindo da linha de produção será totalmente elétrico até o final de 2023.

Teremos uma prévia da Neue Klasse da BMW e sua "experiência digital espetacular" no Salão de Munique 2023, em setembro do ano que vem, prometeu Oliver Zipse.

Embora a BMW não revele mais informações sobre os modelos Neue Klasse, uma reportagem do início deste ano observou que a montadora terá toda uma linha de veículos elétricos baseados na nova arquitetura. Estes vão desde o segmento de maior volume até modelos exclusivos de alto desempenho.