A eletrificação na indústria automotiva é inevitável. Praticamente todas as montadoras estão investindo milhões de dólares em novas tecnologias para avançar com os carros elétricos a bateria. A Lada está entre as mais recentes a se juntar à turma e enquanto seu primeiro veículo elétrico ainda não está pronto, apresenta um protótipo antecipando o futuro e-Largus.

Desde que a invasão russa da Ucrânia começou, a AvtoVAZ, empresa dona da Lada, vem enfrentando enormes dificuldades para produzir e entregar carros novos. Recentemente, a empresa reiniciou a produção do Granta, embora sem ABS, airbags e outras componentes. Para seu novo projeto, a Lada está de olho em uma tecnologia com a qual tem praticamente nenhuma experiência, apresentando o que se acredita ser um protótipo funcional de uma perua elétrica.

Galeria: Lada e-Largus prototype

Se o design do e-Largus parece familiar para você, isso é porque o veículo é baseado na geração anterior do Dacia Logan LCV, a versão perua do Logan. Este veículo está montado na plataforma B0 da Renault-Dacia, que foi lançada em 2004 e sustenta modelos como o Dacia Duster de primeira geração, Nissan Kicks, Mahindra Verito Vibe e Lada Xray. A arquitetura não foi modificada para o Largus elétrico e afirma-se que as baterias estão instaladas dentro do assoalho. O carregamento rápido através de uma porta CCS também estará disponível.

Infelizmente, a Lada ainda não revelou as especificações técnicas do e-Largus, embora a imprensa russa esteja relatando que será oferecido em versões de passageiros de cinco e sete lugares, bem como uma van de painel de carga. De acordo com algumas fontes, o alcance entre duas cargas pode chegar a até 400 quilômetros, embora este número não seja oficial e pareça um pouco otimista demais para nós considerando a antiga plataforma a combustão. 

A Lada confirmou oficialmente que no próximo ano lançará uma frota de protótipos para realizar testes de validação antes que a perua elétrica esteja pronta para entrar em produção. Por enquanto, não se sabe quando o e-Largus atingirá as linhas de montagem. Levando em conta os poucos detalhes revelados pela marca, não seria surpreendente se um lançamento no mercado acontecesse por volta de 2024, pelo menos.