Graças à primeira remessa do Renault Kwid E-Tech a desembarcar no Brasil, o TEV (Terminal de Veículos) da Santos Brasil, no Porto de Santos, recebeu no último dia 2 de agosto o maior lote de veículos elétricos de sua história.

Foram 324 unidades desembarcadas do navio Grande Sapphire. Para o início de setembro já está previsto um novo lote com 430 veículos no navio Taipan e, até o final do ano, mais 500 unidades, o que mostra o crescimento do mercado de carros elétricos no Brasil - neste ano já foram vendidos cerca de 4.000 veículos zero emissão no país.

De acordo com Danilo Ramos, diretor Comercial de Operações Portuárias da Santos Brasil, a movimentação reforça o crescimento da demanda por este tipo de veículo, que é menos poluente e tem um consumo de energia mais eficiente.

"Até agora, a chegada de carros elétricos se dava de modo mais esporádico, nunca em grandes lotes, mas acreditamos que esta seja a tendência daqui pra frente", diz.

Segundo os dados da Agência Internacional de Energia (AIE), em 2021 foram vendidos 6,6 milhões de carros elétricos e híbridos plug-in em todo o mundo, o dobro do ano anterior, e agora representam 10% das transações de carros novos. No primeiro trimestre de 2022 foram dois milhões de unidades vendidas.

De olho nessa transição de mercado, a Santos Brasil equipou o TEV com dois carregadores para carros elétricos. O terminal tem atualmente um carregador fixo instalado em um totem e outro móvel, para ser acoplado a um veículo da Companhia para carregar automóveis que percam carga no momento do desembarque dos navios, evitando a necessidade de reboque.

A empresa também informa que está pronta para aumentar o número de equipamentos caso a demanda das montadoras cresça.

O TEV do Porto de Santos é o maior terminal de veículos do Brasil, com capacidade operacional para 300 mil automóveis por ano. Responde por 90% da movimentação de veículos no porto santista e por 60% de todo o Brasil.