Enquanto as vendas de carros eletrificados seguem em crescimento no Brasil, uma nova pesquisa aponta um comportamento que já esperado: os brasileiros manifestaram maior interesse por carros elétricos, micromobilidade e tecnologia em níveis superiores ao de consumidores de outros países.

Realizada pela McKinsey & Company, a pesquisa indica que há um grande interesse dos brasileiros por soluções como assinatura de veículos eletrificados e micromobilidade. Segundo o levantamento, existem quatro grandes fatores que podem alavancar a eletromobilidade no Brasil: consumidores, tecnologia, infraestrutura e incentivo regulatório.

“No entanto, o consumidor é a chave da história. O brasileiro tem um apetite enorme por novas tecnologias e nosso estudo identificou que, no País, existe uma intenção de adoção acima da média de países desenvolvidos”, afirma Felipe Fava, líder do centro da mobilidade do futuro da McKinsey na América Latina. 

Ele será um dos palestrantes do C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, previsto para ocorrer nos dias 1 e 2 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo, simultaneamente ao VE Latino Americano, que é o Salão da Mobilidade Elétrica.

Caoa Chery iCAR 2023 (5)

Segundo Fava, além do desejo e do interesse do consumidor por esse tipo de veículo, a preocupação ambiental e o surgimento de novas soluções em mobilidade são fatores relevantes para a consolidação dessa tendência.

A pesquisa aponta que 70% dos entrevistados consideram aderir a serviços de assinatura de veículos, principalmente, devido à possibilidade de explorar diferentes tipos de soluções de mobilidade (21%) e por conta de uma possível redução nos custos totais de propriedade (18%), uma vez que não seria necessário adquirir os veículos eletrificados, pagando apenas pelo seu uso.

patinete eletrico sp

Outro ponto de destaque é que 39% dos brasileiros afirmam que pretendem utilizar mais meios de locomoção de micromobilidade, como patinetes elétricos e bicicletas, nos próximos 10 anos.

A apresentação de Fava está prevista para o dia 1º de setembro e abordará, além do interesse dos brasileiros por novas tecnologias e soluções de mobilidade, pontos como tendências de mercado, possíveis ganhos financeiros e econômicos alavancados pela implantação da eletromobilidade no Brasil e no mundo, bem como oportunidades geradas por esse processo em diferentes setores econômicos.

Feira de negócios

O C-MOVE é realizado de forma simultânea ao VE – Veículo Elétrico Latino-Americano. O evento, que é conhecido como o Salão da Mobilidade Elétrica, visa apresentar as principais tendências e novidades da eletromobilidade, reunindo setores como veículos elétricos Pesados, Leves, Levíssimos, além de Componentes, Infraestrutura e Serviços.

Serviço

  • VE e C-MOVE
  • VE: 1 a 3 setembro, das 13h às 20h
  • C-MOVE: 1 e 2 de setembro, das 9h às 18h Pavilhão Amarelo – Expo Center Norte – São Paulo, SP Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme, São Paulo – SP