page ad skin

Startup chinesa apresenta carregador que recupera 210 km em 5 minutos

Durante a demonstração, o carregador ultrarrápido da Xpeng Motors conseguiu trabalhar com uma potência de 480 kW

XPeng S4 ultra-fast charging

Em seu oitavo aniversário, a XPeng introduziu na China sua nova solução de recarga ultrarrápida, que deverá reduzir significativamente o tempo de carregamento.

O novo carregador ultrarrápido S4 da XPeng, anunciado pela primeira vez no final de 2021, é um carregador de veículos elétricos de classe 800 volts com uma potência máxima de 480 kW.

Em sua apresentação, a XPeng mostrou uma sessão de carregamento de exemplo de seu recém-lançado modelo XPeng G9. O XPeng G9 é o primeiro modelo que pode utilizar a maior parte do potencial deste novo carregador.

XPeng S4 ultra-fast charging
XPeng S4 ultra-fast charging

De acordo com o vídeo, o carro reabastecia cerca de 210 km de alcance CLTC em apenas 5 minutos, recuperando de um estado de carga muito baixo (SOC) para cerca de 40% de SOC.

Inicialmente, a sessão começou em mais de 150 kW (a mais de 640 V). Em poucos passos, a potência de carregamento aumentou para mais de 400 kW em cerca de 1 minuto. Um nível de mais de 440 kW foi alcançado após 3 minutos e meio (cerca de 700 V).

Infelizmente, a sessão de carregamento termina mais cedo, então não podemos ver quão rápido o G9 carregaria após a janela SOC relativamente estreita, geralmente considerada como a ideal para carregamento de alta potência.

No entanto, esses são resultados muito bons para o conector chinês de carregamento GB/T, provavelmente o mais alto comercialmente disponível na China. XPeng observou também uma vantagem sobre Tesla Superchargers (250 kW na versão V3) e Porsche Taycan (que carrega até 270 kW).

2.000 carregadores S4 até 2025

O primeiro carregador XPeng S4 foi instalado no Sunac Mall em Guangzhou e também é o 1000º ponto de carregamento da empresa (contando 799 carregadores DC e 201 pontos de carregamento de destino em 337 cidades da China).

A curto prazo, a XPeng pretende focar nas instalações de carregadores S4 em 10 cidades com o maior número de pedidos G9. Em 2023, o S4 será instalado nas principais cidades e ao longo das principais rodovias, enquanto até 2025 a empresa gostaria de instalar 2.000 carregadores S4.

 

Com os novos modelos elétricos de 800 V com grandes baterias, os novos carregadores ultrarrápidos devem melhorar significativamente o desempenho do carregamento e fazer com que a recarga BEV em uma viagem de longa distância seja mais semelhante ao reabastecimento de um veículo convencional.

Enquanto isso, a Europa e a América do Norte estão atualmente expandindo suas redes CCS, com uma produção típica de até 350 kW (mas há um potencial para mais no futuro).

 

Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários