Em seu oitavo aniversário, a XPeng introduziu na China sua nova solução de recarga ultrarrápida, que deverá reduzir significativamente o tempo de carregamento.
O novo carregador ultrarrápido S4 da XPeng, anunciado pela primeira vez no final de 2021, é um carregador de veículos elétricos de classe 800 volts com uma potência máxima de 480 kW.
Em sua apresentação, a XPeng mostrou uma sessão de carregamento de exemplo de seu recém-lançado modelo XPeng G9. O XPeng G9 é o primeiro modelo que pode utilizar a maior parte do potencial deste novo carregador.
De acordo com o vídeo, o carro reabastecia cerca de 210 km de alcance CLTC em apenas 5 minutos, recuperando de um estado de carga muito baixo (SOC) para cerca de 40% de SOC.
Inicialmente, a sessão começou em mais de 150 kW (a mais de 640 V). Em poucos passos, a potência de carregamento aumentou para mais de 400 kW em cerca de 1 minuto. Um nível de mais de 440 kW foi alcançado após 3 minutos e meio (cerca de 700 V).
Infelizmente, a sessão de carregamento termina mais cedo, então não podemos ver quão rápido o G9 carregaria após a janela SOC relativamente estreita, geralmente considerada como a ideal para carregamento de alta potência.
No entanto, esses são resultados muito bons para o conector chinês de carregamento GB/T, provavelmente o mais alto comercialmente disponível na China. XPeng observou também uma vantagem sobre Tesla Superchargers (250 kW na versão V3) e Porsche Taycan (que carrega até 270 kW).
O primeiro carregador XPeng S4 foi instalado no Sunac Mall em Guangzhou e também é o 1000º ponto de carregamento da empresa (contando 799 carregadores DC e 201 pontos de carregamento de destino em 337 cidades da China).
A curto prazo, a XPeng pretende focar nas instalações de carregadores S4 em 10 cidades com o maior número de pedidos G9. Em 2023, o S4 será instalado nas principais cidades e ao longo das principais rodovias, enquanto até 2025 a empresa gostaria de instalar 2.000 carregadores S4.
Com os novos modelos elétricos de 800 V com grandes baterias, os novos carregadores ultrarrápidos devem melhorar significativamente o desempenho do carregamento e fazer com que a recarga BEV em uma viagem de longa distância seja mais semelhante ao reabastecimento de um veículo convencional.
Enquanto isso, a Europa e a América do Norte estão atualmente expandindo suas redes CCS, com uma produção típica de até 350 kW (mas há um potencial para mais no futuro).
RECOMENDADO PARA VOCÊ
XPeng busca local para fábrica na Europa em meio a desafios tarifários
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Xpeng: novos carregadores ultrarrápidos para 200 km de alcance em 3 minutos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Xpeng apresenta Mona M03 como o sedã elétrico mais aerodinâmico do mundo
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Mona: nova submarca da Xpeng é baseada em inteligência artificial