Revelado em março, o Polestar O2 Concept é um roadster elétrico que chamou a atenção pelo visual e deixou os entusiastas da marca com grande expectativa em relação a se tornar um modelo de série. E nesta terça-feira veio a boa notícia: a Polestar deu o sinal verde para a sua produção.
Conforme o anúncio, ele chegará às linhas de produção com o nome Polestar 6 e expectativa de ser finalizado antes de 2026, ano em que será lançado no mercado. Sua produção irá acontecer na fábrica chinesa da Polestar em Chongqing, onde o Polestar 5, um sedã elétrico derivado do conceito Polestar Precept e similar ao Porsche Taycan, também será produzido.
De acordo com as informações preliminares, o roadster elétrico Polestar 6 será o carro de vanguarda da Polestar e será construído com base na nova arquitetura da empresa, baseada em alumínio e com sistema elétrico de 800 volts, que, na prática, se refletirá em altos níveis de potência e velocidade de carregamento.
Ainda não temos as especificações técnicas do roadster elétrico da Polestar, mas o conceito que o antecipa estava equipado com um trem de força com motor duplo para um total de 650 kW (880 cv) e 800 nm de torque, suficientes para uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e velocidade máxima de 250 km/h.
Além disso, o Polestar O2 também possui truques aerodinâmicos para maximizar o alcance, incluindo dutos integrados que melhoram o fluxo de ar sobre as rodas e as laterais da carroceria e lanternas que funcionam como lâminas de ar para reduzir a turbulência na parte de trás do carro.
O CEO da Polestar, Thomas Ingelaht, disse que a principal motivação para anunciar a produção em série do conceito é a excelente resposta tanto da imprensa especializada quanto do público.
"A recepção entre os consumidores e a imprensa foi tão positiva que tomamos a decisão de colocar esse extraordinário roadster em produção. Para mim é como um sonho se tornando realidade. O Polestar 6 é uma combinação perfeita de um poderoso motor elétrico e a emoção de dirigir ao ar livre com o teto levantado."
Esse anúncio é muito importante, pois começa a vislumbrar o nascimento de um novo segmento para os carros elétricos: o de roadsters elétricos de desempenho, como o já anunciado Tesla Roadster ou o futuro Porsche 718, que será elétrico e chegará ao mercado dentro de poucos anos. Mais novidades devem ser anunciadas nesta área em breve.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Trump quer eliminar crédito fiscal para carros elétricos; Tesla apoia
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Zeekr 7x: versão internacional do SUV elétrico é flagrada sem camuflagens
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Teste BYD Yuan Pro: honesto como SUV elétrico urbano, mas há ressalvas
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos