A Toyota está aumentando sua capacidade de produção de baterias para carros elétricos em 40 GWh com sua parceira Panasonic. Para esta finalidade, serão construídas novas linhas de produção no Japão e nos Estados Unidos, que começarão a operar entre 2024 e 2026.
A empresa está investindo 730 bilhões de ienes nessa iniciativa, o equivalente a 5,2 bilhões de euros, sendo que cerca de 2,9 bilhões serão destinados à fábrica Himeji no Japão, que será operada pela Prime Planet Energy & Solutions (PPES) - uma joint-venture com a Panasonic.
O restante de cerca de 2,3 bilhões de euros irá para a produção de baterias da Toyota na Carolina do Norte. 90% da TBMNC pertence à subsidiária norte-americana da Toyota e 10% a Toyota Tsusho Corporation.
Está prevista uma nova fábrica em Liberty, Carolina do Norte, que também será operada pela joint venture com a Panasonic, informou a Reuters. De acordo com uma entrevista com o diretor da Toyota North America, Norm Bafunno, a produção em série na fábrica deverá começar em 2025.
A fábrica foi anunciada há um ano, mas com apenas quatro linhas de produção, que se destinavam principalmente à montagem de baterias híbridas para os modelos da linha Prius. Este plano foi ampliado com mais duas linhas de produção. O executivo da Toyota não revelou a capacidade anual planejada em Liberty.
A fábrica inicialmente irá produzir células com catodos convencionais NMC (níquel, manganês, cobalto) e ânodos de grafite. Posteriormente, poderão ser produzidos tipos de células mais modernos, incluindo baterias de estado sólido (SSBs). A Toyota vem pesquisando essa tecnologia há algum tempo.
A joint venture PPES foi fundada em 2020 pela Toyota e Panasonic porque a Toyota queria substituir suas próprias baterias de níquel-hidreto metálico por baterias de lítio-íon em seus modelos híbridos. A Panasonic também tem parceria com a Tesla e recentemente anunciou uma nova fábrica de baterias no Kansas com um volume de investimento de 4 bilhões de dólares.
Comentando sobre sua motivação para aumentar a produção de baterias nos EUA, a Toyota escreveu:
"Este investimento foi projetado para permitir à Toyota atender flexivelmente às necessidades de seus diversos clientes em todos os países e regiões, oferecendo múltiplos trens de força e o maior número possível de opções".
No entanto, a expansão da produção de baterias da Toyota nos EUA também deve ser uma resposta aos esforços da administração Biden para impulsionar a produção de carros elétricos e baterias no país. Carros elétricos produzidos domesticamente têm sido recentemente elegíveis para créditos fiscais.
Isto deve encorajar marcas estrangeiras a construir carros nos EUA em vez de importá-los por navio. A concorrente Honda também quer construir uma fábrica de baterias nos EUA junto com o fabricante coreano de baterias LG Energy Solution, como anunciado há alguns dias.
Fonte: Toyota Global, Reuters
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