A Jeep anunciou dois novos veículos elétricos, o Jeep Recon e o Jeep Wagoneer S, que serão apresentados em 18 de outubro nos Estados Unidos e chegarão ao mercado em 2023. Eles se juntarão ao também novo Jeep Avenger (destinado à Europa) no que é a primeira ofensiva de modelos totalmente elétricos da Jeep.
Eles têm aparência e um layout distintos. Enquanto o Jeep Recon quer exaltar o conceito off-road, o Wagoneer S, por outro lado, tem uma vocação mais premium e se concentra na elegância e no desempenho de primeira classe.
Só de olhar para ele, parece ser uma variante de emissão zero do Wrangler. Semelhanças estéticas à parte, por exemplo nas suas linhas quadradas e balanços reduzidos, o SUV elétrico respeita plenamente o DNA da marca no que diz respeito ao espírito de aventura e ao desejo de viver ao ar livre, longe do asfalto. É por isso que, por exemplo, tem um teto de lona (que pode ser operado de forma elétrico) ou mesmo portas removíveis, para viajar "despido". Sim, da mesma forma que o Wrangler.
Concebido desde o início para ser exclusivamente elétrico, o Jeep Recon, impulsionado por motores elétricos dispostos nos dois eixos, utiliza tração integral com tecnologia Select-Terrain e um sistema de bloqueio dos eixos que imita o dos esquemas mecânicos de tração nas quatro rodas.
Equipado com o sistema de informação e entretenimento UConnect de última geração, com mapas dedicados off-road, o SUV elétrico, confirmando as suas capacidades off-road, é capaz de superar o Rubicon Trail, o famoso percurso off-road utilizado como banco de ensaio para muitos Jeeps do passado e do presente.
No que diz respeito ao Jeep Wagoneer S (nome definitivo ainda será confirmado), o assunto muda. O SUV da Jeep compartilha elementos estéticos com o Wagoneer atual, mas é completamente diferente em termos de tamanho - mais compacto - aspecto e trem de força. É quase como uma espécie de "irmãozinho" 100% elétrico.
Tem, como já mencionamos, um layout premium. Esteticamente, caracteriza-se por linhas mais aerodinâmicas e, visto de frente, apresenta uma grade inconfundível de sete linhas com forte desenvolvimento horizontal, completa com iluminação LED incorporada. Mecanicamente, o Wagoneer S será equipado com tração integral com um sistema todo-o-terreno e terá um alcance de até 640 km. As versões mais potentes também poderão acelerar de 0-100 km/h em 3,5 segundos.
Enquanto o Jeep Recon será lançado oficialmente nos EUA a partir do próximo ano, o prazo para o Wagoneer S é um pouco mais longo. "O carro elétrico será apresentado ao público durante 2023 ", disse Christian Meunier, CEO da empresa, "e entrará em produção em 2024.
Com o Avenger na Europa e o Recon e o Wagoneer S nos EUA, pelo menos inicialmente, o Jeep seguirá o seu plano para eletrificar progressivamente sua linha de modelos.
A intenção é clara. Como Meunier explicou, "O nosso objetivo é nos estabelecer como a marca líder mundial no campo dos SUV elétricos". As etapas desta trajetória são definidas, com quatro SUV totalmente elétricos na Europa e América do Norte até 2025, e com as vendas em 2030 compostas 50% por veículos 100% elétricos nos Estados Unidos e 100% na Europa.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Zeekr lança X no Brasil de olho em EX30 por R$ 272.000
Jaguar: inédito sedã elétrico de luxo aparece pela primeira vez
Audi lança Q6 e-tron no Brasil; veja preços e versões
Electric Days: Arrow e Jadlog firmam parceria para van elétrica nacional
Novo BYD Song Plus 2025 é lançado no Chile pelo equivalente a R$ 237 mil
"Ele não sabe fazer uma bateria": diretor da CATL critica Elon Musk
Novo Porsche Panamera 2025 chega ao Brasil com mais potência e eficiência