Buggy elétrico off-road da Dacia tem tração integral e acabamento em rolha
Conceito de buggy elétrico mostra vários elementos que poderão ser aproveitados em futuros modelos da marca
Aproveitando as amplas possibilidades da mobilidade elétrica, a Dacia revelou nesta semana um conceito de Buggy elétrico com tração integral e proposta off-road chamado Dacia Manifesto.
Descrito como um estudo de design que "concentra e reafirma os valores que a marca Dacia representa", o Manifesto é laboratório de ideias, algumas das quais serão implementadas em modelos futuros de produção.
Infelizmente, ele não prevê um futuro modelo para se juntar ao carro elétrico urbano Dacia Spring (Kwid E-Tech) na linha; no entanto, a Dacia diz que continuará refinando o conceito, sugerindo evoluções futuras.
"O conceito MANIFESTO é um 'laboratório' para experimentar e simular novas ideias. A versão que você pode ver hoje continuará evoluindo à medida que continuamos explorando! Portanto, não perca os próximos modelos: eles serão cada vez mais inteligentes, cada vez mais adaptados para atividades ao ar livre e cada vez mais Dacia!"
Lionel Jaillet, Diretor de Desempenho de Produtos da Dacia
Galeria: Dacia Manifesto
O Dacia Manifesto assume a forma de um interessante buggy off-road com uma altura do solo muito generosa, rodas grandes e uma carroceria construída para suportar o terreno mais difícil. Esses não são atributos tipicamente associados a um veículo acessível e econômico, mas a Dacia diz que o Manifesto também é eficiente e ecologicamente correto, graças principalmente à sua propulsão totalmente elétrica, de tração nas quatro rodas.
Programado para fazer sua estreia pública no Salão de Paris (Paris Motor Show) em 18 de outubro, mas já revelado no evento de mídia Dacia Brand Manifesto 2022 na capital francesa, o Manifesto promete fornecer uma experiência sem limitações aos passageiros, conectando-os com a natureza.
Isso é porque não tem portas, janelas e para-brisas. Outros destaques de design externo incluem o farol único que pode ser destacado para ser usado como uma poderosa lanterna, os pneus sem ar que são à prova de furos e supostamente duram tanto quanto o veículo, e o rack de teto inteligente que pode transportar todos os tipos de cargas como as barras podem ser usadas em uma variedade de configurações.
Projetado para alcançar uma pegada ambiental mínima, o Dacia Manifesto possui uma parte significativa de suas principais partes plásticas feitas de material reciclado. Chamado Starkle, este material é feito de polipropileno já processado.
No interior, o conceito também possui materiais naturais, como a rolha que cobre o painel — e a metade superior do aro do volante — e uma série de características inteligentes. Isso inclui as coberturas removíveis do assento que se transformam em sacos de dormir em segundos, a bateria removível que fornece energia através de uma tomada doméstica fornecendo energia para quaisquer atividades ao ar livre, e a tampa traseira que se transforma em uma superfície de trabalho.
O Manifesto também introduz um recurso que será oferecido em futuros modelos de produção da Dacia: o YouClip, um sistema simples para garantir vários acessórios úteis e modulares. Além disso, o conceito adota a abordagem Bring-Your-Own-Device da Dacia, permitindo que os passageiros integrem totalmente seu smartphone no painel e no computador de bordo.
Finalmente, outra coisa legal sobre este conceito é que ele tem um interior impermeável, o que significa que você pode limpá-lo com um jato de água depois que a diversão off-road terminar.
Fonte: Dacia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring ganha interessante versão furgão
Tesla Model Y reestilizado começa a ser produzido em janeiro de 2025
Irmão do Renault Kwid E-Tech tem oferta com preço equivalente a R$ 60 mil
CATL lança sistema Choco de troca rápida de baterias para carros elétricos
Teste Dacia Spring 2025: irmão do Kwid E-Tech evolui, mas ainda há ressalvas
Stellantis, Hyundai e Mercedes-Benz iniciam testes com bateria sólida
Irmão do Kwid E-Tech, Dacia Spring terá versão hatchback - veja projeção