O caminhão elétrico pesado da Nikola e seu parceiro, IVECO Group, foi apresentado durante o Salão de Hanover (IAA 2022), na Alemanha. Trata-se da versão europeia do veículo, que já está disponível para pedidos por lá.
Em comparação ao modelo norte-americano, o Nikola Tre de especificação europeia ficou 71 cm menor, o que se revela em menos espaço para as baterias. Em vez de 753 kWh, agora são 738 kWh de capacidade, o suficiente para percorrer 530 km com uma carga completa, o que ainda é um destaque em seu segmento - o Mercedes eActros com 500 km de alcance foi apresentado agora e só chegará ao mercado em 2024.
Apesar de grande, a bateria pode ser recarregada de forma rápida utilizando um carregador de alta potência. Segundo a Nikola, dá pra recuperar de 10 a 80% do estado de carga em 1 hora e 40 minutos em um estação de 350 kWh.
Baseado no caminhão IVECO S-Way com motor de combustão FPT, o Nikola Tre está equipado com um motor elétrico de 480 kW (645 cv) de potência, o que é suficiente para suas atividades diárias.
Além da variante 100% elétrica, a versão equipada com célula de combustível a hidrogênio do Nikola Tre também marca presença na feira alemã. O modelo segue em testes avançados e deve chegar ao mercado até 2024. Segundo a Nikola, uma carga de 70 kg de hidrogênio permite uma autonomia de cerca de 800 km.
O Nikola Tre BEV europeu é produzido pela joint venture Nikola IVECO Europe em sua fábrica localizada em Ulm, Alemanha. A instalação, inaugurada em 2021, possui um processo de montagem final especificamente projetado para veículos elétricos e opera de acordo com padrões internacionais de produção.
Como citado no início, a Nikola/IVECO também abriu os pedidos para a versão europeia 4x2 Artic do Nikola Tre BEV (elétrico a bateria).
Fotos: Thiago Moreno (Motor1.com) e divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
Stellantis: plataforma para SUVs e picapes com até 1.100 km de alcance
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Geely promove reestruturação: Zeekr assumirá o controle da Lynk & Co
Mais de 50% dos motoristas esperam ter um carro elétrico em 10 Anos