O mercado automotivo chinês é uma fonte inesgotável de novidades e o lançamento mais recente por lá é o Xpeng G9, um SUV elétrico que chegará às lojas no mês que vem com atributos como o bom espaço interno, nível de equipamentos e ampla autonomia. Mas o seu principal argumento de vendas é que ele é o veículo elétrico com a recarga mais rápida do mundo até o momento.
Ambicioso, o Xpeng G9 quer brigar não apenas com veículos elétricos, mas também com SUVs de luxo com motor a combustão de outras montadoras tradicionais.
O mais recente lançamento da startup chinesa Xpeng aposta em um visual alinhado com a mais recente linguagem de design da marca. A dianteira se caracteriza pelo padrão chamado 'X Robot Face' com o conjunto ótico em uma faixa estreita de LEDs e dois blocos de luzes de cada lado.
Posicionado como um SUV médio para 5 ocupantes, o XPeng G9 tem um coeficiente de arrasto baixo de 0,27 Cd, mede 4.891 mm de comprimento e tem distância entre-eixos de 2.998 mm. Para comparação, ele é um pouco maior que um BMW X5.
O interior do XPeng G9 permanece alinhado com o exterior em termos de simplicidade. Mas é recheado de recursos de alta tecnologia a bordo. Há um sistema de som com até 22 alto-falantes Dynaudio (opcional) ou 8 alto-falantes de série.
Também chamam a atenção as duas telas grandes, sendo uma de 10,25" para o quadro de instrumentos e uma enorme tela dupla na parte central: na verdade são duas telas de 14,96" equipadas com o sistema X-mart 4.0 e um processador 8155 da Qualcomm.
Além das telas, há duas almofadas para recarga sem fio e dois porta-copos no túnel central. Destaque para a quase ausência de botões físicos, uma vez que as principais funções podem ser ativadas pelas telas sensíveis ao toque ao comandos de voz.
O G9 possui ainda o sistema de condução autônoma XPILOT 4.0, que integra 31 sensores, incluindo 2 LiDARs e radares de ondas de 5 mm - a principal característica do XPILOT 4.0 é um NGP (Navigation Guided Pilot), um avançado sistema de condução autônoma que permite que um carro dirija sozinho na cidade.
O SUV elétrico está disponível em duas variantes de potência: uma versão de entrada com tração traseira e motor único com 313 cv de potência e 43,8 kgfm torque máximo e outra com tração integral e motor duplo para um total de 543 cv e 73,1 kgfm.
O G9 de entrada está equipado com uma bateria LFP de 78,2 kWh, que permite um alcance de 570 km (CLTC). A variante de tração traseira RWD também tem uma versão de longo alcance, equipada com uma bateria de 98 kWh para uma autonomia de 702 km. Já o modelo de tração integral 4WD está equipado com a mesma bateria, mas tem alcance limitado a 650 km.
Na versão de entrada o SUV elétrico pode acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos, cumprindo a mesma tarefa em 3,9 segundos no modelo de topo - a velocidade máxima é limitada a 200 km/h em ambos os casos.
A Xpeng está atualmente em processo de instalação de estações de carregamento de 480 kW na China, que permitem que o G9 recupere de 10 a 80% do estado de carga da bateria em apenas 15 minutos (adiciona 200 km em 5 minutos).
O Xpeng G9 custa a partir de 309.900 yuan (R$ 227.500) na versão de tração traseira, passando a 349.990 yuan (R$ 257.000) no modelo de longo alcance. Já a versão de tração integral começa em 399.900 yuan e vai a 469.900 yuan (R$ 344.000).
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