O Grupo Volkswagen revelou um conceito de veículo elétrico futurista com o objetivo de redefinir a mobilidade de longa distância do futuro.
Programado para fazer sua estreia pública em 24 de setembro na Chantilly Arts & Elegance, perto de Paris, o estudo de design Gen.Travel é um Veículo de Experiência de Inovação totalmente elétrico (IEV) capaz de condução autônoma nível 5 que fornece uma "perspectiva realista para a mobilidade da próxima década".
Fazendo a ponte entre um sedã e um MPV, Gen.Travel é anunciado como um produto premium. Se você olhar de perto, notará a ausência do emblema Volkswagen, apenas com o nome da marca estampando na frente e na traseira. Isso pode sugerir que o projeto é um esforço conjunto de várias marcas do grupo ou pode simplesmente indicar que a montadora ainda não decidiu qual marca se adequaria melhor ao Gen.Travel.
Do ponto de vista do design, a carroceria futurista do conceito é dividida em duas partes: a cabine de vidro transparente e a parte inferior, que abriga todas as características técnicas. Os destaques incluem o para-brisa vertical, enormes portas asas de gaivota para facilitar a entrada e saída, e a moldura baixa da janela, o que maximiza a visão externa.
Mas a cereja do bolo do conceito Gen.Travel é o interior modular, que pode transportar até quatro pessoas dependendo da configuração. A Volkswagen afirma que a cabine torna o veículo uma alternativa flexível e sustentável de Mobilidade como Serviço para percursos de curta distância. Enquanto o veículo dirige de forma autônoma — não há sinal de volante ou pedais no interior — os passageiros podem relaxar, trabalhar ou consumir algum entretenimento.
Isso porque o conceito do interior pode ser personalizado para cada viagem e reservado como uma oferta de Mobilidade como Serviço. Para viagens de negócios, o interior pode adotar uma configuração de conferência com quatro assentos confortáveis em duas fileiras e uma grande mesa no meio. Graças à iluminação dinâmica, o ambiente de trabalho é agradável e evita o perigo de enjoo de movimento.
Há também uma configuração durante a noite que permite a conversão de dois assentos em duas camas que podem ser dobrados para uma posição totalmente plana. Nesse caso, os raios que incidem na cabine influenciam a produção de melatonina para ajudar os passageiros a dormir e acordar naturalmente. Para garantir a máxima segurança para os passageiros, mesmo ao dormir, o veículo é equipado com um inovador sistema de proteção de passageiros.
Para viagens em família, os assentos dianteiros podem ser configurados para entretenimento usando realidade aumentada (AR). Nesta configuração, o interior é leve, com um design natural. Segundo a montadora, todos os elementos DE HMI (interface homem-máquina) são produzidos utilizando materiais sustentáveis, combinados com materiais reciclados ou naturais.
Nenhuma palavra sobre o trem de força elétrico, mas o Grupo Volkswagen cita que Gen.Travel possui a suspensão ativa eABC (electric Active Body Control) para o máximo conforto. O sistema otimiza o estilo de condução e a trajetória calculando movimentos verticais e laterais, como aceleração, frenagem ou curvas antes do tempo. O veículo também usa inteligência artificial (IA) - condução totalmente autônoma em comboio - para aumentar ainda mais o alcance de viagens de longa distância.
O Gen.Travel é um veículo cujo objetivo é testar o conceito de condução autônoma e novas funcionalidades para o cliente. Com base nos resultados, algumas de suas características individuais podem estar a caminho de carros de produção em série.
Fonte: Volkswagen Group
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