A transição para os carros elétricos é tida como um processo irreversível, ainda que demore mais tempo em alguns mercados. No entanto, algumas montadoras têm uma abordagem diferente sobre a eletrificação e a Toyota está no grupo que não defende uma rápida mudança para os 100% elétricos. 

Segundo o presidente da montadora, Akio Toyoda, a aceitação do carro elétrico será mais lenta do que o esperado e os japoneses não pretendem mudar absolutamente nada em seu plano estratégico para a transição energética.

Galeria: Toyota bZ4X - versão de produção

Em outras palavras, a Toyota irá sim lançar uma linha de carros elétricos nos próximos anos, mas em um ritmo bem mais lento se comparado às montadoras ocidentais e chinesas. A marca japonesa ainda continua investindo pesado na propulsão híbrida, além de acelerar com tecnologias como as células de combustível a hidrogênio e até mesmo motores de combustão com hidrogênio. 

Pioneira na eletrificação com o Toyota Prius, o primeiro carro híbrido com produção em larga escala no mundo, a Toyota foi perdendo o ritmo com uma abordagem mais conservadora dentro da transição energética. No entanto, a marca tem tecnologias interessantes na prateleira caso decida acelerar o passo rumo aos carros elétricos. 

Caminhão elétrico Toyota, substituição FJ Cruiser e pequeno crossover

Toyota e Lexus: futuros veículos elétricos

Recentemente, a Toyota anunciou um investimento bilionário em eletrificação e fez a promessa de colocar 30 modelos de veículos elétricos no mercado até 2030, além de transformar a Lexus em uma fabricante 100% elétrica até 2035.

O primeiro 'ataque' nessa direção foi o lançamento do Toyota bZ4X, um interessante SUV elétrico com porte de RAV4 que começa a chegar aos mercados europeus e norte-americano. No entanto, o modelo enfrentou alguns problemas técnicos já no lançamento, o que obrigou a montadora japonesa a reduzir o ritmo de entregas. 

Toyota Prius PHV

Toyota Prius híbrido plug-in

Enquanto isso, do outro lado do mundo, no Japão, a grande expectativa fica por conta do lançamento do Toyota Prius de nova geração, previsto para chegar ao mercado entre o final do ano e o começo de 2023. 

Entre os destaques do Toyota Prius renovado, estará o consumo que pode superar os 40 km/l de acordo com o padrão japonês WLTC. Para comparação, o modelo atual na versão mais eficiente consegue fazer 37,2km/L pelo mesmo ciclo, mas vale lembrar que a medição japonesa é otimista em comparação com os padrões ocidentais. Mesmo assim, ainda que a média real fique entre 30 e 35 km/l é um número excelente.

Fonte: Hibridos y Electricos / bestcarweb