Que o Nissan Leaf foi o primeiro carro elétrico da era moderna não é surpreendente, especialmente olhando para trás e descobrindo quantos experimentos, protótipos e carros conceituais o anteciparam.
Dito isto, aqueles que pensam que as características definitivas do compacto movido a bateria lançado em 2011 amadureceram apenas no novo milênio estão enganados. Algumas das ideias, em termos de estilo e funcionalidade, nasceram exatamente 20 anos antes com o conceito FEV.
O Nissan FEV foi revelado no Salão de Tóquio de 1991, mas se afogou na miríade de carros de expostas e propostas ousadas que sempre distinguiram o salão japonês pode até ter passado despercebido. Discurso diferente no Salão de Genebra em 1992, onde este veículo foi apresentado ao público europeu com muito mais chances de ser notado.
A sigla FEV foi a abreviação de Future Electric Vehicle, por si só não falava muito, assim como a linha futurista e a forma aerodinâmica, bastante usual para um carro conceito elétrico, neste caso com um cx de apenas 0,19. No entanto, o design de interiores hoje parece surpreendentemente semelhante ao que seria definido para o primeiro Leaf duas décadas depois.
O FEV foi alimentado por um motor elétrico de indução alimentado por uma bateria de níquel-cádmio que oferecia um alcance de cerca de 250 km. O 0-100 km/h não era rápido, cerca de 20 segundos, enquanto a velocidade máxima de 130 km/h seria o bastante mesmo para os modelos mais comuns de hoje.
Claro que já havia frenagem regenerativa e carregamento rápido, na época chamado de Super Quick Charge, que poderia restaurar 40% da capacidade da bateria a cada 6 minutos com uma fonte de 200 Volts, enquanto com uma tensão mais baixa o carro levou cerca de oito horas para carregar totalmente.
O carro, construído com uso extensivo de alumínio, também era montado em pneus de baixa resistência ao rolamento desenvolvidos especificamente para aumentar sua eficiência, um sistema de aquecimento de bomba de calor e um teto de painel solar para alimentar os sistemas secundários. Todas as experiências que a Nissan, e não apenas ela, tem adotado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nissan e Mitsubishi: parceria em elétricos, baterias e direção autônoma
BYD: nova geração da bateria Blade com mais autonomia chega em 2025
Nissan Ariya Nismo: versão esportiva com 435 cv é lançada na Europa
Todo mundo critica, mas a Jaguar acha que está fazendo a coisa certa
BYD ultrapassa Honda e Nissan em vendas, assumindo a 7ª posição global
Volkswagen planeja nova geração de carros elétricos na China
Nissan e Honda: anúncio oficial de parceria para carros elétricos e baterias