A Toyota revelou de forma oficial o segundo modelo da linha de carros elétricos bZ, o sedã Toyota bZ3, desenvolvido para o mercado chinês em parceria com as montadoras locais BYD e FAW.
A montadora japonesa afirma que o novo modelo visa oferecer aos clientes uma nova experiência automotiva baseada em três palavras-chave: eletrificado, dinâmico e agradável. Começando com a parte eletrificada, o Toyota bZ3 é homologado para atingir uma autonomia de condução de mais de 600 quilômetros, medida no ciclo chinês CLTC.
E tudo isso graças ao avançado trem de força do sedã elétrico, composto pela bateria Blade da BYD e as novas tecnologias de eletrificação da Toyota. Embora ainda não tenha sido divulgada a capacidade da bateria, a Toyota diz que a sua estrutura, os sistemas de refrigeração, controle e monitoramento de segurança foram todos recém-projetados para o bZ3.
Além disso, a montadora japonesa diz que aproveitou sua experiência de eletrificação para reduzir a degradação da bateria, com o objetivo de garantir 90% da capacidade mesmo após dez anos de uso.
Passando para a parte dinâmica, o Toyota bZ3 é construído sobre a plataforma e-TNGA, que também é usada pelo SUV bZ4X. Afirma-se que a arquitetura garante uma rodagem confortável, baixo centro de gravidade, excelente estabilidade e desempenho responsivo para o bZ3.
Quanto à parte "agradável", a Toyota diz que o bZ3 foi desenvolvido com base no conceito Family Lounge, uma ideia de que "os carros fornecem um espaço para desfrutar do tempo com a família e amigos, em vez de apenas ser um meio de transporte". A montadora diz que o bZ3 oferece um espaço interno coerente e confortável e recursos digitais aprimorados "perfeitamente integrados dentro da cabine para atender às preferências dos clientes".
Agora, no que diz respeito ao estilo, o Toyota bZ3 não é exatamente uma surpresa, pois o sedã com 4,72 metros de comprimento (cerca de 10 cm a mais que o Corolla) e 2,88 metros de entre-eixos foi antecipado pela montadora através do bZ SDN Concept no ano passado, bem como pelo Ministério de Tecnologia e Tecnologia da Informação da China (MIIT) em um documento de homologação do sedã elétrico.
Assim como no bZ4X, o bZ3 apresenta o formato de design 'tubarão martelo' da série Toyota bZ, mas o estilo da carroceria do sedã lhe dá uma eficiência aerodinâmica muito maior. Graças a isso e ao uso das entradas de ar, cortinas de ar, maçanetas de descarga, rodas com desenho otimizado e para-choque traseiro em forma de redução da resistência ao ar, o Toyota bZ3 consegue um coeficiente de arrasto de 0,218.
Por dentro, o sedã elétrico conta com o sistema Digital Island da Toyota que integra uma grande tela central vertical com um console tipo bandeja. Além do carregamento sem fio, integra funções para conectar smartphones e multimídia, além de ar-condicionado, música, lançamento de porta-malas e outros controles. O controle de voz também faz parte do pacote tecnológico.
Estes são todos os detalhes que a Toyota divulgou até o momento, juntamente com o fato de que o bZ3 será produzido pela FAW Toyota e vendido através da rede de concessionários da joint venture na China. Ainda não há um cronograma de lançamento, mas uma matéria recente da Reuters mencionou o início de produção e vendas antes do final deste ano, bem como um preço base estimado na faixa dos US$ 28.000, o que daria R$ 148.000 em uma conversão direta.
Fonte: Toyota
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão