Não é segredo que a Toyota apoia uma transição mais lenta para os carros elétricos. A montadora japonesa sustenta que a eletrificação não pode ser 'empurrada' para os consumidores, mas, segundo apurado pela Reuters, a empresa está considerando reformular completamente sua estratégia de transição energética em meio a uma rápida mudança do mercado.
De acordo com a matéria, que teve contato com fontes anônimas ligadas aos novos planos, a Toyota considera reformular completamente sua estratégia de carros elétricos, o que pode acarretar o cancelamento de alguns projetos atuais.
Nesse caso, estamos falando essencialmente do plano anunciado pela Toyota no final do ano passado para colocar no mercado 30 novos veículos elétricos a bateria até 2030. Até o momento, ainda segundo a apuração da Reuters, a montadora japonesa já teria colocado na geladeira o projeto de dois veículos elétricos, o SUV compacto Toyota Cruiser e o Crown.
Vale lembrar, que além da apresentação de vários conceitos de elétricos, a montadora também anunciou um mega investimento de US$ 38 bilhões para a transição energética, de olho, principalmente, na evolução da Tesla, a referência do segmento.
Toyota bZ3
E aqui tem um ponto muito importante. Um grupo de trabalho teria sido encarregado de traçar um novo plano a ser anunciado até o início do ano que vem. Ele consiste em melhorias na atual plataforma e-TNGA, ou até mesmo o desenvolvimento de uma nova plataforma 100% elétrica. Tal mudança representaria uma guinada no processo de transição energética da marca, que ainda se apoia em veículos híbridos.
Se por um lado essa reformulação da estratégia pode atrasar o lançamento de alguns carros elétricos que já estavam no cronograma, no longo prazo ela pode dar mais agilidade e flexibilidade à Toyota.
Toyota bZ4x
Como maior montadora de automóveis do mundo, a Toyota reconhece que a Tesla estabeleceu um novo padrão em termos de produção de carros elétricos, principalmente no que se refere aos custos de produção.
A percepção dos engenheiros da montadora japonesa é de que a empresa estaria perdendo a guerra de custos de produção de veículos elétricos para a Tesla. Além disso, a Toyota não apostava que a demanda por carros elétricos fosse decolar tão rápido.
Lexus RZ 450e 2022
A arquitetura e-TNGA foi projetada para que os carros elétricos pudessem ser montados na mesma linha que modelos a combustão e híbridos. Com isso em mente, a Toyota estipulou uma meta de 3,5 milhões de carros elétricos por ano em 2030, cerca de um terço de seu volume total.
No entanto, as vendas de carros elétricos têm crescido acima de todas as previsões, sendo que a estimava agora é de que eles representem pelo menos a metade de todos os carros produzidos em 2030. Tudo isso é fruto de um colossal investimento de US$ 1,2 trilhão aplicado pelas montadoras para a transição energética.
A reportagem apurou que o responsável pela revisão da estratégia de veículos elétricos da Toyota é Shigeki Terashi, ex-diretor de competitividade.
“O que está motivando o esforço de Terashi é a decolagem mais rápida que a esperada dos veículos elétricos e a adoção de inovações de ponta por Tesla e outras montadoras”, disse uma das fontes.
Atualmente, a Toyota possui dois modelos baseados na família de veículos elétricos bZ, o bZ4X, um SUV médio que começa a chegar ao mercado após passar por recall logo após o lançamento, e o bZ3, um sedã médio que inicialmente será vendido apenas na China.
Entre as opções existe a possibilidade de modernizar e flexibilizar a plataforma e-TNGA, ficando, em último caso, desenvolver uma nova arquitetura do zero. Essa segunda opção levaria pelo menos cinco anos, o que poderia atrasar o cronograma de lançamentos da marca. Será que a Toyota finalmente irá apontar para a direção dos carros elétricos?
Fonte: Reuters
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota quer cartuchos de hidrogênio para facilitar o abastecimento
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
Toyota também repensa planos para lançamentos de novos elétricos
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Toyota Prius quebra recorde com consumo de 39 km/l em viagem nos EUA
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Toyota: planos de produção de baterias de estado sólido aprovados no Japão