A Ford irá encerrar a produção do Fiesta na fábrica alemã de Colônia já em 2023, a fim de poder migrar completamente para a produção de carros elétricos antes do prazo previsto. A notícia foi relatada por vários portais automotivos e um porta-voz da Ford confirmou as informações aos nossos parceiros do Motor1.com.
A produção do Fiesta será encerrada de forma definitiva em junho de 2023, um ano antes do planejado. A produção dos modelos Ford S-Max e Ford Galaxy em Valência, Espanha, será encerrada já em abril de 2023, segundo relatado pela Autocar e Automobilwoche.
O objetivo que a Ford persegue com a interrupção dos três modelos a combustão é aparentemente uma mudança mais rápida para os carros elétricos, de acordo com a declaração citada pela Autocar:
"Na Ford Europa, estamos acelerando os nossos esforços para abraçar totalmente a eletrificação; os nossos veículos de passageiros serão totalmente eléctricos até 2030 - e todos os veículos da nossa carteira Ford serão até 2035.
Em preparação para a transição para um futuro elétrico, cessaremos a produção de S-Max e Galaxy em Valência, Espanha, em abril de 2023 e a produção de Fiesta em Colónia, Alemanha, no final de junho de 2023.
Lançaremos três novos carros de passageiros elétricos e quatro novos veículos comerciais elétricos na Europa até 2024. Planejamos vender mais de 600.000 veículos elétricos na região até 2026, e a produção de carros elétricos no Centro de Eletrificação de Colônia atingirá 1,2 milhão de veículos ao longo de um período de seis anos". (Declaração da Ford)
A procura pelo Fiesta havia caído recentemente; em vez disso, muitos optaram pelo novo SUV compacto Puma. Como resultado, as vendas do Fiesta de janeiro a agosto de 2022 caíram 45% na comparação ano a ano. Mas o fim também está próximo para o irmão mais velho do Fiesta, como a Ford anunciou em junho: a produção do Focus em Saarlouis se encerrará em 2025, informou a Motor1.
Em Março de 2022, a Ford provocou o seu alinhamento de carros eléctricos a partir de 2024.
Em vez disso, a Ford irá lançar um SUV elétrico baseado na Modular Electric Building Block (MEB) da Volkswagen, que será revelado até o fim de 2022. Este modelo é aparentemente o carro que a Ford provocou em março como um "crossover de tamanho médio" - possivelmente uma versão VW ID.4 com design Ford. O SUV elétrico será construído em Colônia a partir de 2023. Também está prevista uma versão elétrica do Ford Puma em e um "Sport Crossover". O Sport Crossover deverá ser lançado em 2024. Este poderia ser a leitura da Ford para o VW ID.5.
A versão da Ford do VW ID.5? Esta imagem teaser da Ford poderia mostrar o carro
A fábrica em Colônia já está sendo convertida para a produção de veículos elétricos desde julho. A Ford gastou cerca de 1 bilhão de euros em Colônia. Na altura, a Ford tinha relatado que o Fiesta e o novo modelo sairiam "inicialmente" da linha de produção em paralelo. Uma das duas linhas de produção seria convertida para o carro elétrico, foi relatado na época. Agora, aparentemente, a segunda linha de produção será também convertida antes do previsto. No total, a fábrica deverá ser capaz de produzir 200.000 carros elétricos por ano após a adaptação.
Os três novos carros elétricos de passageiros que a Ford promete até 2024 no anúncio acima citado são aparentemente o Puma elétrico, o crossover de tamanho médio e o crossover esportivo. Os quatro novos veículos comerciais elétricos também foram antecipados: são o E-Transit Custom, a sua versão de passageiros E-Tourneo Custom e as versões elétricas das duas variantes Courier, enquanto o E-Transit já foi lançado no mercado europeu.
Fonte: Autocar, Automobilwoche (Paywall)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford traça meta para picape elétrica "revolucionária": custo das chinesas
O que a Fórmula E pode trazer de benefício para os carros elétricos?
CEO da Ford dirige carro elétrico da Xiaomi no dia a dia: "é fantástico"
Abarth irá focar em carros elétricos na Europa; Brasil é dúvida
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla
China e União Europeia podem chegar a acordo sobre carros elétricos
Ford negocia retorno à Índia com fábrica de veículos elétricos