A BYD, um dos maiores fabricantes de carros elétricos do mundo, se prepara para criar um polo de produção de veículos no Brasil. A montadora chinesa assinou na semana passada um protocolo de intenções com o governo da Bahia que contempla o investimento de R$ 3 bilhões para a instalação de três fábricas no estado. 

Segundo acordado, as unidades que serão instaladas em Camaçari irão produzir chassis de ônibus e caminhões elétricos e veículos de passeio elétricos e híbridos, além de processar lítio e ferro fosfato. Durante o processo de instalação serão gerados 1.200 empregos diretos. 

Galeria: BYD Han (BR)

As instalações da BYD ocuparão a área da antiga fábrica da Ford, e de acordo com o cronograma as obras terão início em junho de 2023, onde as duas linhas de montagem (ônibus/caminhões e veículos) têm início de operação previsto para o período entre o fim de 2024 e o começo do ano seguinte.

No entanto, a terceira unidade, que será responsável pelo processamento de fosfato e lítio para as baterias de veículos elétricos, irá começar a funcionar antes das linhas de produção de veículos. As matérias-primas serão extraídas no Brasil e a produção será destinada ao mercado chinês.

BYD Atto 3 no Salão de Paris

Incentivos e contrapartida

De acordo com o documento, o Estado da Bahia concederá incentivos fiscais até 31 de dezembro de 2032, conforme a legislação tributária estadual, no âmbito do Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia (Proauto), e no Programa de Desenvolvimento Industrial e de Integração Econômica (Desenvolve).

Novo BYD Song Plus DM-i nas concessionárias brasileiras - Dianteira

Segundo apurado pelo Automotive Business, a BYD confirmou a assinatura do protocolo, mas informou que existem algumas 'pendências'. Quando tudo estiver acertado, a montadora chinesa fará um anúncio oficial.

A BYD está presente no Brasil desde 2014, onde produz módulos fotovoltaicos e chassis para ônibus elétricos, bem como baterias para veículos elétricos comerciais. Desde o final do ano passado, a gigante chinesa passou a comercializar veículos elétricos de passeio no país, como o Tan, Han, D1 e o híbrido plug-in Song - em breve, será a vez do BYD Yuan Plus, um SUV elétrico de porte médio que está sendo lançado em diversos mercados globais.