O novo Kia EV6 também marca presença no Electric Experience 2022, o maior evento de test-drive de veículos elétricos do Brasil. Esta será a primeira vez que o público brasileiro poderá ver, e dirigir, o carro totalmente elétrico da que traz as tecnologias mais recentes da marca coreana.
Ao vivo, o Kia EV6 apresenta uma mistura de estilos e tem concepção bastante moderna. É o primeiro modelo da nova geração de veículos elétricos da marca e foi construído na moderna plataforma e-GMP do Grupo Hyundai, a mesma que serve de base ao 'primo' Hyundai Ioniq 5.
Medindo 4.680 mm de comprimento, 1.880 mm de largura, 1.550 mm de altura e com distância entre eixos de 2.900 mm, o carro elétrico inaugurou uma nova linguagem de design chamada de 'United Opposites', que se caracteriza principalmente pelo visual de linhas angulosas e bem-marcadas.
Já a plataforma e-GMP se destaca pela arquitetura elétrica de 800 volts e também pelo sistema V2L, que pode fornecer até 3,6 kW de potência para alimentar dispositivos externos. No caso do EV6, ele será o primeiro de sete modelos da Kia a serem construídos nesta base até 2026.
Funcionando com um sistema elétrico de 400 ou 800 volts, dependendo da variante, o Kia EV6 tem entre as principais vantagens a possibilidade de recarregar de 10 a 80% em apenas 18 minutos em todas as versões. Já a bateria de 77,4 kWh pode recuperar 100 km de autonomia em pouco mais de 4 minutos - ambas as situações em condições ideais.
Interior do Kia EV6 2022
Em termos de tecnologia, comodidade e segurança o EV6 está repleto de novidades e conta com quadro de instrumentos digital, head up display, sistema de informação e entretenimento com tela sensível ao toque de 12", atualizações remotas, piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa ativo e frenagem de emergência.
As versões superiores podem contar com o Safe Exit Assist (SEA), uma função que visa prevenir colisões laterais, Highway Driving Assist 2 (HDA 2) para monitorar a manutenção da distância de segurança do veículo da frente com base na velocidade e o Remote Smart Parking Assist (RSPA), para estacionar o carro utilizando apenas o controle remoto.
O Kia EV6 está disponível em várias configurações de baterias e potência, mas o destaque é a versão GT, que adota a configuração com bateria maior (77,4 kWh) e dois motores elétricos que entregam juntos 585 cv de potência e 75,4 kgfm de torque. Ele vai de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge a velocidade máxima de 260 km/h.
Quem quiser conhecer, e dirigir, o novo Kia EV6 terá que aproveitar a oportunidade no Electric Experience. A demanda elevada por componentes acabou atrasando o lançamento do elétrico da Kia no Brasil.
No evento, Gustavo Gandini, diretor de operações da Kia Brasil, confirmou que a marca pretende lançar o EV6 o "quanto antes". O gargalo de produção na Coreia do Sul fez o cronograma ser adiado, mas agora já existe uma sinalização de o lançamento oficial pode acontecer em agosto de 2023. De acordo com o executivo, o Kia Niro Híbrido também sofre com a limitação de volume disponível, mas a situação ainda é mais favorável do que a do EV6.
Como parceiro oficial do Electric Experience, InsideEVs já dirigiu a novidade na pista do Motor Park. Embora o contato tenha sido breve, foi possível notar algumas boas características que farão o consumidor olhar com muita atenção para o modelo.
Começando pelo visual, é inegável que a Kia encontrou um estilo marcante e único. Com a dianteira afilada e esportiva, o tradicional nariz de tigre fica menos evidente. Na traseira, destaque para a lanterna em LED integrada que "desce" e se conecta com a linha inferior do carro. Com desenho totalmente aerodinâmico, as maçanetas são embutidas e saltam parcialmente para que seja possível abrir as portas.
Por dentro, o acabamento é sofisticado, elegante e minimalista. Destaque para a "mini-tela" de LED que acomoda os comandos do ar-condicionado, e por meio de um toque na tela, altera os botões para o sistema de som e navegação.
A breve volta na pista do Motor Park também demonstrou que o EV6 é um modelo muito bem equilibrado, característica da plataforma exclusiva para um modelo elétrico. A sensação de silêncio a bordo absurda. Outro ponto positivo é a perceptível mudança de comportamento entre os modos de condução: não é algo sutil, é realmente notável como fica mais esperto no modo Sport.
Claro que precisamos de mais quilômetros a bordo do EV6, inclusive para entender a sua dinâmica em ambientes urbanos, ladeiras e o nosso tradicional solo lunar. No entanto, o primeiro contato foi bastante positivo e a impressão a bordo foi a melhor possível. Resta agora saber qual será o preço.
Local: Motor Park Haras Tuiuti
Rodovia Eloy de Camargo Bueno, Km 4, Tuiuti - SP, 12930-000
Data: de 8 a 15 de novembro de 2022
Data ao público: 12 a 15 de novembro de 2022
Ingressos: www.motorparkht.com.br
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia dará desconto para os novos EV6 ou EV9 se você for dono de um Tesla
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Kia EV9, que virá ao Brasil, se torna o elétrico mais vendido da marca
Novo GAC Aion UT: hatch elétrico faz estreia oficial e pode vir ao Brasil
Kia EV9 elétrico, que virá ao Brasil, começa a ser entregue nos EUA
BYD vai desafiar Hyundai e Kia com elétricos acessíveis na Coreia do Sul
Kia EV6 GT, o carro elétrico da Copa do Mundo virá ao Brasil em 2023