Produção em massa de baterias de estado sólido está a pelo menos 10 anos
Startup de tecnologia de bateria diz que as montadoras devem considerar baterias semissólidas no médio prazo
A empresa de tecnologia de baterias de recarga extremamente rápida StoreDot afirmou que as baterias de estado sólido produzidas em massa estão a pelo menos 10 anos de distância da produção em massa.
A startup sediada em Israel acredita que os fabricantes mundiais de automóveis deveriam considerar tecnologias provisórias a médio prazo, tais como baterias semissólidas. Enquanto as baterias de estado sólido prometem carregamento rápido e seguro, bem como densidades de energia elevadas, a StoreDot argumenta que continuam a ser um trabalho em progresso e ainda enfrentam desafios significativos antes de poderem ser fabricadas em larga escala.
"É crucial que os principais fabricantes de baterias como a StoreDot deem aos fabricantes globais de automóveis um roteiro realista e sem propaganda para a introdução de tecnologias de baterias de carga rápida extrema. Neste momento, apesar de algumas das afirmações em alta por parte dos nossos rivais, as baterias de estado sólido ainda estão a pelo menos 10 anos de distância. Elas não são certamente uma bala de prata para qualquer fabricante de veículos que esteja atualmente a desenvolver arquiteturas de veículos eléctricos de carregamento rápido".
Dr Doron Myersdorf, Director Executivo da StoreDot
O executivo acredita que um passo mais prático é a introdução de baterias de estado semissólido, que a StoreDot tem como meta para a produção em massa até 2028. Myersdorf diz que estas serão células avançadas, seguras e de alto desempenho, que podem atingir 100 milhas (160 km) de carga em apenas três minutos.
Além disso, têm a vantagem adicional de exigir um processo de produção mais simples e menos exigente do que todas as tecnologias de estado sólido. As baterias de estado sólido utilizam eletrólitos sólidos em vez dos eletrólitos líquidos ou de gel polímero encontrados nas tecnologias atuais, tais como baterias de íons de lítio ou de polímero de lítio.
Galeria: StoreDot - baterias
É um pouco surpreendente ouvir que as baterias de estado sólido ainda são uma perspectiva relativamente distante, especialmente de uma empresa que tem promovido intensivamente esta tecnologia nos últimos anos. A StoreDot tem atraído investimentos da Volvo Cars, Polestar, VinFast, e Daimler Trucks até agora; o seu parceiro de fabrico é a EVE Energy.
Em março de 2022, a empresa revelou o seu roteiro estratégico de tecnologia "100inX" que incluía três gerações de tecnologias StoreDot XFC (100 milhas em 5 minutos de carregamento), semissólido (100 milhas em 3 minutos) e todo o estado sólido (100 milhas em 2 minutos). Na ocasião, a StoreDot disse que a tecnologia 100 em 5 chegaria até 2024, 100 em 3 até 2028 e 100 em 2 até 2032.
Fonte: StoreDot
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Descoberta de lítio na China: 30 milhões de toneladas de novas reservas
Carros elétricos: benefícios para a saúde pública, economia e meio ambiente
Troca de bateria do Nissan Leaf usado: até 500 km de autonomia
BYD Dolphin Mini 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Tesla está secretamente trocando as baterias das primeiras Cybertruck
Investimentos de R$ 6 bi em mobilidade elétrica no Brasil para 2025
Durabilidade das baterias de carros elétricos surpreende em novos testes