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BMW iX1: SUV elétrico 'de entrada' tem início de produção em série

Cotada para o Brasil, versão elétrica do X1 tem até 450 km de alcance e está à venda na Europa pelo equivalente a R$ 310 mil

BMW iX1, producao

O BMW iX1, versão totalmente elétrica do novo X1, teve início de produção na fábrica de Regensburg. A unidade alemã começou a produzir os primeiros exemplares do SUV elétrico de entrada que será um dos modelos mais importantes da estratégia de emissão zero da BMW.

O "berço" do iX1 é altamente digitalizado e representa uma verdadeira janela sobre o futuro das plantas de produção de veículos elétricos da marca.

Galeria: BMW iX1: início de produção na Europa

A fábrica "inteligente"

O X1 elétrico é construído na mesma linha de produção das variantes a gasolina, diesel e híbrida plug-in. Os trabalhadores são apoiados por sistemas altamente conectados regidos pela inteligência artificial. Na chamada "BMW iFactory", por exemplo, a unidade de pintura é totalmente automatizada e vê a presença de scanners capazes de detectar as menores imperfeições na carroceria.

BMW iX1, início de produção em Regensburg

Além disso, as diversas máquinas são equipadas com software de manutenção preditiva capaz de eliminar perdas de eficiência na produção. Outro aspecto importante diz respeito às baterias, que são montadas perto de Regensburg para melhorar a logística e otimizar o tempo. Em geral, na fábrica de 45.000 metros quadrados onde nasce o X1, 400 funcionários são dedicados exclusivamente aos componentes dos motores elétricos.

313 cv e até 450 km de alcance

Disponível nos principais mercados europeus nas próximas semanas, o BMW iX1 já pode ser encomendado na versão xDrive 30 com tração integral e preço inicial de 57.200 euros, o equivalente a R$ 310.000 em uma conversão direta de moeda. 

BMW iX1, início de produção em Regensburg

Equipado com uma bateria de 64 kWh, o SUV elétrico tem 313 cv e permite um alcance na faixa dos 400-450 km pelo ciclo WLTP, com a possibilidade de recarregar com até 11 kW em corrente alternada (também com o carregador de bordo de 22 kW) e com um máximo de 130 kW em corrente contínua. Dessa forma, em estações de alta velocidade você pode recuperar de 10 a 80% do estado de carga em cerca de 30 minutos.

Nos meses seguintes, a linha do X1 elétrico será ampliada e incluirá – provavelmente – uma versão menos potente de tração traseira. Como referência, o irmão maior BMW iX3, que acaba de ser lançado no Brasil por R$ 473.950, possui 286 cv, 40,8 kgfm e alcance de 460 km WLTP. Então, o iX1 com um único motor deve ficar um pouco abaixo disso.

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